Francisco visitou Diocese de Albano, onde pediu aos cristãos para serem promotores do bem e não inspetores

Roma, 21 set 2019 (Ecclesia) – O Papa Francisco pediu hoje numa celebração na diocese de Albano para que os cristãos sejam promotores do bem e não “inspetores” e sugeriu o regresso à “simplicidade” das crianças.

“Não sejamos inspetores, mas promotores do bem de todos”, afirmou durante a homilia na celebração da eucaristia, ao ar livre, na diocese de Albano, nos arredores de Roma.

O Papa pediu aos presentes na celebração para não terem medo de ir à procura dos mais esquecidos, “escondidos sobre o sicómoro da vergonha, do medo, da solidão, para lhes dizer que Deus não se esquece deles”, numa alusão ao evangelho que relatava a passagem de Zaqueu, cobrador de impostos e chefe dos publicanos, que subiu a um sicómoro para ver Jesus.

“Não somos auto-suficientes; devemos superar os nossos fechamentos, voltar à simplicidade de uma criança, ser felizes por encontrar o amor de Deus e ao próximo”, afirmou.

Ainda aludindo ao episódio de Zaqueu, que convidou Jesus para ficar em sua casa, Francisco afirmou a vontade de fazer da Igreja “casa das casas, uma tenda para hospedar o nosso próximo, os nossos irmãos”.

A visita à diocese de Albano acontece 11 anos depois da passagem pela cidade do Papa emérito Bento XVI, que celebrou na Catedral e dedicou o novo altar-mor, que tinha sido restaurado.

À chegada, o Papa Francisco foi saudado pelos cidadãos presentes à entrada da igreja, e recebeu algumas ofertas, entre elas uma t-shirt branca estampada com a imagem pintada no mural, frente à igreja, inspirado na encíclica ‘Laudato si’, obra do artista Mauro Pallotta.

“Obrigada pelo acolhimento caloroso. Vamos preparar-nos para a missa: rezo por vós e vós por mim. Obrigada”, disse, saudando as pessoas que o aguardavam, com gestos de carinho, em especial para as crianças que ali estavam.

À entrada o Papa benzeu a igreja e cumprimentou quem esperava por si, sendo recebido por palmas no interior do edifício.

LS

 

Partilhar:
Share