Papa envia mensagem a simpósio internacional sobre Beato John H. Newman

Bento XVI recordou o cardeal John H. Newman, que beatificou em Inglaterra, como “alguém que se foi sempre convertendo, transformando”.

“Permaneceu sempre honesto na busca da verdade, fiel aos apelos da sua própria consciência e visando o ideal da santidade”, indicou, a respeito do cardeal inglês, convertido do anglicanismo.

O Papa enviou uma mensagem pessoal a um simpósio internacional que decorre entre hoje e amanhã, em Roma, tendo como tema “O primado de Deus, na vida e nos escritos do Beato John Henry Newman”, promovido pela Universidade Gregoriana e pelo Centro Internacional dos Amigos de Newman.

Referindo a “conversão” juvenil relatada nos escritos autobiográficos do Beato, Bento XVI considerou que tal experiência constituiu a base para o primado de Deus na vida de Newman.

“O primado de Deus traduz-se, para Newman, no primado da verdade, uma verdade que há que procurar antes de mais dispondo ao acolhimento a sua própria interioridade, num confronto aberto e sincero com todos, culminando no encontro com Cristo, Caminho, Verdade e Vida”, conclui o Papa.

Nascido em Londres a 21 de Fevereiro de 1801 e falecido a 11 de Agosto de 1890, John Henry Newman converteu-se do anglicanismo ao catolicismo aos 44 anos. Foi beatificado por Bento XVI a 19 de Setembro, em Birmingham (Reino Unido).

Partilhar:
Scroll to Top