João Paulo II enviou uma mensagem de solidariedade para com o episcopado da Bolívia, onde considera que o único caminho para um futuro sereno nesse país sul-americano passa “pela concórdia e pelo diálogo construtivo”, no respeito da democracia. No telegrama, enviado em nome do Papa pelo cardeal Angelo Sodano, Secretário de Estado vaticano, João Paulo II manifestou o seu total apoio à Mensagem divulgada pelos bispos da Bolívia a 23 de abril passado, por ocasião do encerramento da sua assembleia plenária, na qual convidam os bolivianos à reconciliação nacional. A mensagem do episcopado do país recorda que a pobreza continua a ser o problema mais delicado do país. “Esta situação de pobreza e de crise económica tem-se agravado ultimamente, entre outras coisas, por causa da violência e dos conflitos sociais, que foram utilizados por diversos sectores como instrumento para conseguir os seus próprios interesses, deixando de lado a busca do bem comum”, constatavam os prelados. Para João Paulo II, “diante dos problemas actuais, o único caminho para o futuro sereno do país é o da concórdia, empreendendo a via do diálogo construtivo e evitando tudo o que prejudica o sistema democrático da vida da nação”. Após os confrontos na Bolívia, que em finais de Outubro provocaram dezenas de mortos e levaram à renúncia do presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, a Conferência Episcopal local tem sido uma das principais promotoras do fortalecimento da democracia e da reconciliação no país.
