Papa envia 250 mil dólares para reconstrução de escola no Haiti

Oferta será entregue por ocasião do encontro da Fundação «Populorum Progressio»

Bento XVI vai oferecer 250 mil dólares para a reconstrução de uma escola na capital haitiana, Port-au-Prince, destruída pelo terramoto que atingiu o país em Janeiro deste ano e provocou mais de 220 mil mortos.

O donativo será entregue pelo Cardeal Paul Josef Cordes, presidente do Conselho Pontifício “Cor Unum”, que se desloca ao Haiti e à República Dominicana para uma reunião da Fundação “Populorum Progressio”.

Segundo comunicado divulgado pelo Vaticano, o Cardeal alemão irá ainda entregar um donativo à Cáritas haitiana “em nome do Santo Padre”.

A delegação vai também visitar os acampamentos geridos pela Igreja Católica que ainda acolhem as vítimas do terramoto e num deles será celebrada Missa.

O conselho de administração da Fundação reúne-se em Santo Domingo, para avaliar o financiamento de 230 projectos de desenvolvimento, 20 dos quais a favor do Haiti.

É a primeira vez que esta reunião acontece num país das Caraíbas.

A maior parte das propostas, dirigidas a comunidades indígenas, mestiças e afro-americanas, abrangem os sectores da agricultura, saúde, formação profissional ou educação.

A Fundação “Populorum Progressio”, do Vaticano, foi criada em 1992 por João Paulo II.

Segundo comunicado da Santa Sé, os projectos apresentados chegam do Brasil (57), Colômbia (41), Peru (21), Haiti (20), Equador (19), El Salvador (13), Bolívia (8), Chile (7), Argentina (6), República Dominicana (6), Costa Rica (4), México (4), Paraguai (4), Uruguai (3), Venezuela (3), Cuba (2), Panamá (2), Nicarágua (1) e Antilhas (1).

Cada projecto apresentado é sempre acompanhado de uma carta do Bispo local que garante que a necessidade é real, que a realização terá lugar no tempo assinalado e que a iniciativa conta com a sua aprovação e com os serviços diocesanos.

Ao financiar pequenos projectos de desenvolvimento na América Latina, a Fundação procura ajudar o maior número de comunidades possível. Desde 1992, a fundação aprovou e financiou cerca de 3 mil projectos, aos quais foram destinados mais de 26 milhões de dólares.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top