Papa elogia prática desportiva

Bento XVI elogiou esta Segunda-feira a actividade desportiva, considerando que a mesma “faz parte dos meios que concorrem para o desenvolvimento harmónico da pessoa e para o seu aperfeiçoamento moral”.

Ao receber em audiência um grupo de instrutores de esqui italianos, o Papa disse que a prática de um desporto “contribui para estimular algumas capacidades, como por exemplo a constância em perseguir os objectivos, o respeito das regras, a tenacidade para enfrentar e superar as dificuldades”.

“Praticado com paixão e sentido ético, o desporto torna-se uma escola para aprender e aprofundar os valores humanos e cristãos. O desporto ensina a harmonizar dimensões importantes da pessoa humana, favorecendo o seu desenvolvimento integral”, prosseguiu.

Para Bento XVI, a actividade desportiva ajuda a compreender que “o corpo não pode ser considerado um objecto”.

“O equilíbrio entre a dimensão física e espiritual leva a não idolatrar o corpo, mas sim a respeitá-lo, não fazendo dele um instrumento a potenciar a todo o custo, porventura utilizando mesmo meios ilícitos”, destacou, numa alusão indirecta à prática de doping por parte de alguns atletas.

Presente nesta audiência estava o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Franco Fratini, ele próprio praticante e iniciador nesta prática desportiva.

Em resposta à saudação que este lhe tinha dirigido em nome de todo o grupo, o Papa exprimiu a sua “viva gratidão” pelo empenho de Fratini para que numerosos católicos, feridos num recente e grave ataque, em Bagdad, pudessem ser prontamente acolhidos em Itália, para o tratamento de que tinham necessidade.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top