Papa: É preciso educar os jovens para os «valores autênticos do desporto»

Mensagem deixada aos participantes de um seminário internacional para treinadores organizado pela Santa Sé

Cidade do Vaticano, 15 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa salientou hoje no Vaticano a necessidade de educar os jovens para os “valores autênticos do desporto”, numa mensagem dirigida aos participantes do seminário internacional “Treinadores: Educadores de Pessoas”, a decorrer em Roma.

Na exortação publicada pelo serviço informativo da Santa Sé, Francisco destaca o caráter lúdico e socializante do desporto, que atualmente se tem vindo a perder face à “pressão de tantos interesses, sobretudo económicos, cada vez mais intrusivos”.

Diante desta conjuntura, frequentemente causadora de “rivalidade inflamada e agressividade”, é preciso que cada treinador “seja exemplo de integridade, de coerência, de um juízo justo, de imparcialidade”, realça o Papa argentino.

Para Francisco, os educadores desportivos, pelo tempo e importância que têm na vida dos jovens atletas, pode também dar um contributo decisivo para o reforço de valores como a “alegria, paciência e estima para com todos, especialmente os mais desfavorecidos”.

A fé também desempenha aqui um papel fundamental, segundo o Papa, na medida em que “ajuda a elevar o olhar para Deus” e “não absolutizar” os acontecimentos, sejam eles “sucessos” ou “derrotas”.

Faz também “compreender a dignidade de cada pessoa, mesmo daquelas menos dotadas”, apontou.

Neste contexto, Francisco realçou a importância de assegurar que os treinadores e educadores desportivos recebam “uma sólida formação profissional, humana e espiritual”.

O Seminário Internacional “Treinadores: Educadores de Pessoas” está a decorrer na capital italiana com a coordenação da seção de “Igreja e Desporto” do Conselho Pontifício para os Leigos.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top