Papa convoca consistório para criar cardeais

Reunião anunciada para fevereiro de 2014

Cidade do Vaticano, 31 out 2013 (Ecclesia) – O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou hoje no Vaticano que o papa Francisco vai convocar um consistório para a criação de cardeais no dia 22 de fevereiro.

“Por ocasião da reunião do Conselho dos Cardeais nos primeiros dias de outubro (1 a 3 outubro) e na sequência da reunião do Conselho do Sínodo (7 e 8 de outubro), o Papa informou os participantes da sua intenção de convocar um consistório para a criação de novos cardeais por ocasião da festa da Cátedra de S. Pedro, 22 de fevereiro”, lê-se na declaração do padre Federico Lombardi divulgada pela Sala de Imprensa da Santa Sé.

D. Manuel Clemente, patriarca de Lisboa, não deverá ser designado cardeal neste Consistório uma vez que D. José Policarpo ainda não atingiu 80 anos de idade, integrando por isso o número de eleitores num possível conclave.

“É provável que a Santa Sé siga a mesma práxis”, disse o padre Saturino Gomes à Agência ECCLESIA, mantendo a mesma tradição que tem seguido em relação a outras dioceses, como aconteceu com o patriarca de Veneza, no último consistório.

“No último consistório, convocado pelo Papa emérito Bento XVI, o patriarca de Veneza não foi nomeado cardeal porque o seu antecessor não tinha atingido os 80 anos”, disse o professor de Direito Canónico na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.

O padre Saturino Gomes recorda que “não há nada escrito, não há nenhuma norma”, apenas uma tradição que os Papas têm seguido e que “não se sabe” se o Papa Francisco manterá no consistório agora anunciado.

De acordo com o comunicado do Vaticano, “o Papa Francisco decidiu informar com tempo a sua decisão de convocar um consistório em fevereiro de modo a facilitar a programação de outras reuniões onde devem participar os cardeais dos diversos países do mundo”.

O padre Federico Lombardi informa também nesta declaração que é de “prever” que o Papa tenha a “intenção de fazer preceder o consistório da reunião do Colégio Cardinalício”, como vem sendo hábito, encontro que deverá ter lugar nos dias 17 e 18 de fevereiro.

No mês de fevereiro, outras reuniões entre cardeais devem acontecer no Vaticano: antes do encontro do Colégio Cardinalício, a terceira reunião do Conselho de Cardeais (designada “Dos oito cardeais”); a reunião do Conselho do Sínodo, nos dias 24 e 25; e Conselho dos Cardeais para os assuntos económicos e organizativos da Santa Sé (designada “Conselho dos 15”).

O Colégio Cardinalício é atualmente composto por 201 membros (92 dos quais com mais de 80 anos), incluindo três portugueses: D. José Saraiva Martins, D. José Policarpo e D. Manuel Monteiro de Castro.

No próximo consistório, no dia 22 de fevereiro de 2014, número de eleitores deverá ser de 106 depois de três dos atuais cardeais terem atingido os 80 anos, sendo por isso provável que o Papa nomeie 14 novos cardeais.

Em fevereiro os cardeais eleitores estarão divididos entre 55 europeus (25 italianos, 2 portugueses), 14 da América Latina e outros tantos da América do Norte, 11 de África e outros tantos da Ásia e apenas um da Oceânia.

Paulo VI (1897-1978) fixou em 120 o número de cardeais eleitores do Papa e estabeleceu como idade limite para a possibilidade de votar os 80 anos, disposições que foram confirmadas por João Paulo II e Bento XVI.

A última vez que o agora Papa emérito anunciou a convocação de um consistório público para a criação de novos cardeais foi há um ano e a cerimónia teve lugar a 24 de novembro de 2012.

OC/PR

(Notícia atualizada às 15h53)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top