Papa consagra sacerdotes a Imaculado Coração de Maria

Novidade vai surgir no final da celebração das Vésperas

Bento XVI vai consagrar os sacerdotes ao Imaculado Coração de Maria, numa oração não prevista inicialmente no guião da celebração das Vésperas, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.

Esta consagração integra-se no Ano Sacerdotal, instituído pelo Papa e que tem como figura inspirador o Cura d’Ars.

Cerca de seis mil sacerdotes, diáconos, religiosos/as, seminaristas e agentes de pastoral rezam em Fátima a oração do entardecer, também conhecida por Vésperas, com Bento XVI, na Igreja da Santíssima Trindade.

O Papa Bento XVI preside a esta oração solene do breviário.

Logo a seguir ao cântico de entrada, D. António Francisco Santos, presidente da Comissão Episcopal das Vocações e Ministérios, dirige uma saudação ao Papa.

Depois da exposição do Santíssimo Sacramento, a assembleia reza as vésperas. Começa pelo versículo introdutório e pelo hino, prossegue com três salmos enquadrados por antífonas, leitura breve, responsório, cântico evangélico (Magnificat), e termina com as preces, Pai-Nosso e oração conclusiva.

Musicados pelo Pe. António Cartageno, da diocese de Beja, a assembleia canta os salmos 112 e 147 e o trecho bíblico (Ef. 1, 3-10).

É de realçar que a invocação inicial da oração de Vésperas, Magnificat, o Pai-Nosso e a Bênção Eucarística são proferidas em Latim.

Bento XVI chegou a Portugal dia 11 e parte para Roma dia 14 de Maio, depois de paragens em Lisboa, Fátima e Porto.

 

 

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top