Papa apela à coragem e confiança no futuro

Bento XVI apelou este Domingo à coragem e confiança no futuro, apresentando a figura de São José como um modelo para os cristãos de todo o mundo.

No tradicional encontro para a recitação do Angelus, na Praça de São Pedro, do Vaticano, o Papa dedicou a sua breve catequese a José, noivo de Maria, “a qual, antes de terem vivido em comum, engravidou por obra do Espírito Santo”.

“Realizando uma antiga profecia, o Filho de Deus torna-se homem no seio de uma virgem; este mistério manifesta ao mesmo tempo o amor, a sabedoria e o poder de Deus a favor da humanidade”, comentou, prosseguindo a sua reflexão sobre o modo como José reage perante a inesperada e para ele inexplicável gravidez de Maria.

Embora “perturbado”, disse Bento XVI, José age “como lhe tinha ordenado o anjo do Senhor”, na certeza de realizar o que era justo

“Ao dar o nome de ‘Jesus’ àquele Menino que sustenta todo o universo, ele coloca-se na linha dos servos humildes e fiéis, à semelhança dos anjos e dos profetas, mártires e apóstolos – como cantam antigos hinos orientais”, acrescentou.

Sobre este Santo, muito venerado em todas as Igrejas cristãs, o Papa disse que “nele se perfila o homem novo, que encara o futuro com confiança e coragem, não seguindo o seu próprio projecto, mas confiando-se totalmente à infinita misericórdia d’Aquele que cumpre as profecias e abre o tempo da salvação”.

“A S. José, patrono universal da Igreja, desejo confiar todos os Pastores, exortando-os a oferecerem aos fiéis cristãos e ao mundo inteiro a humilde e quotidiana proposta das palavras e dos gestos de Cristo”, referiu.

Bento XVI concluiu pedindo que, “no Natal já próximo, os nossos corações se abram e vejam Jesus, e o coração se alegre neste admirável encontro de amor”.

(Com Rádio Vaticano)

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top