Papa antecipa visita a Inglaterra

Bento XVI agradeceu os preparativos para a viagem e evocou o cardeal John Henry Newman, que vai beatificar a 19 de Setembro

Bento XVI disse hoje aguardar com expectativa a viagem ao Reino Unido, que decorre entre 16 e 19 de Setembro, e agradeceu os preparativos feitos com vista à sua estadia naquele país.

“Sei que tem sido realizado um vasto trabalho de preparação para a visita, não apenas pela comunidade católica, mas também pelo Governo, as autoridades locais na Escócia, Londres e Birmingham, os meios de comunicação social e os serviços de segurança”, assinalou Bento XVI.

“Quero salientar o quanto estimo os esforços que têm sido feitos para assegurar que os vários eventos programados se convertam em celebrações verdadeiramente jubilosas”, referiu o Papa no discurso em língua inglesa proferido no Vaticano, durante a audiência geral das Quartas-feiras.

“Acima de tudo, agradeço às inúmeras pessoas que têm rezado pelo sucesso da visita e por uma grande efusão da graça de Deus pela Igreja e pela população da vossa nação”, afirmou Bento XVI após a catequese dedicada a Santa Hildegarda de Bingen.

A beatificação de John Henry Newman (1801-1890), a que o Papa vai presidir no dia 19 de Setembro, em Birmingham, foi outros dos aspectos referidos na alocução.

Depois de elogiar a “vida sacerdotal exemplar” do cardeal inglês, que deixou a Igreja anglicana e se converteu ao catolicismo em 1845, o Papa recordou que os escritos de Newman constituem uma “contribuição duradoura para a Igreja e a sociedade na sua terra natal e em muitas outras partes do mundo”.

“Tenho esperança e rezo para que mais e mais pessoas beneficiem da sua suave sabedoria e sejam inspiradas pelo seu exemplo de integridade e santidade de vida”, afirmou o Papa, sublinhando que a beatificação vai constituir para ele um momento de “particular alegria”.

A agenda da visita inclui encontros com Isabel II, rainha de Inglaterra, e Rowan Williams, arcebispo da Cantuária e sinal da unidade dos bispos e Igrejas locais da comunhão anglicana.

Após antecipar os encontros com representantes de diferentes tradições religiosas e culturais, além de líderes civis e políticos, o Papa dirigiu uma palavra às populações das regiões que “lamenta” não poder visitar: “Quero que saibam que me lembro de todos vós nas minhas orações”.

Na mensagem proferida em língua portuguesa, Bento XVI saudou um grupo de fiéis da paróquia de Amora, diocese de Setúbal.

“Amados peregrinos de língua portuguesa, a minha saudação fraterna e agradecida para todos, com menção especial para os grupos de fiéis da Amora em Portugal, e das paróquias do Divino Espírito Santo e São João Batista no Rio de Janeiro, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora Mãe da Igreja em Belo Horizonte”, disse Bento XVI.

“Esta peregrinação a Roma fortaleça, nos vossos corações, o sentir e o viver em Igreja, a exemplo de Santa Hildegarda, sob o terno olhar da Virgem Mãe. A Ela confio os anseios bons que aqui vos trouxeram. O Papa ama-vos, e a todos abençoa no Senhor”, concluiu.

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top