Novo figurino da habitual jornada levou Clero a visitar igrejas e Colégio de Calvão
O Clero da Diocese de Aveiro reuniu-se no dia 29 de Dezembro para a sua assembleia de presbíteros, que este ano decorreu em modalidade diferente.
A iniciativa juntou cerca de 60 presbíteros que, acompanhados por D. António Franscisco, visitaram duas igrejas da diocese, o Colégio de Calvão e recordaram e rezaram pelos sacerdotes falecidos no decorrer do ano.
Depois de uma breve oração no Seminário de Santa Joana Princesa, a comitiva partiu para visitar a igreja paroquial de Santa Joana, no arciprestado de Aveiro, onde o Pe. Adérito Abrantes fez uma explicação histórica sobre o surgimento do referido monumento.
O itinerário levou os prebíteros, depois, a visitar a mais recente igreja da diocese, localizada na paróquia de Fonte de Angeão, no arciprestado de Vagos, onde se celebrou Eucaristia e na qual foram recordados os padres falecidos durante o ano pastoral (Albano Pimentel, Manuel Lopes Lé e Manuel João Cartaxo) sem esquecer D. Júlio Tavares Rebimbas.
Na homilia, D. António Francisco afirmou que “a Igreja de Aveiro será lugar de esperança se for espaço de encontro com Cristo”, salientando que “a Igreja não refulge a sua própria luz, senão a luz que vem do próprio Cristo”.
Finda a celebração, a paragem seguinte foi no Colégio Diocesano de Nossa Senhora da Apresentação, em Calvão, para o almoço e também para a Assembleia de Presbíteros.
Neste último momento, D. António Francisco fez uma alocução intitulada “A alegia da fé, da oração e do acolhimento”, dividida em quatro pontos.
Começou por desafiar os sacerdotes a viverem e a testemunharem a alegria que brota da confiança em Deus, permitindo a resistência a todas as adversidades.
Aludindo à confissão de fé de Pedro, o prelado afirmou que a graça de Deus faz de cada sacerdote um “dador” porque “o poder das mãos vazias, apenas cheias dos dons de Deus, faz de cada sacerdote uma vida dada e uma casa de amor e perdão”.
Antes de se referir a alguns projectos futuros da diocese, D. António Francisco elencou diversos acontecimentos marcantes da vida da diocese, destacando o Dia da Igreja Diocesana, as Ordenações Sacerdotais, os falecimentos de sacerdotes e as mudanças ao nível do Seminário Diocesano, entre outros.
Sobre o futuro, o Bispo de Aveiro falou da visita pastoral a Oliveira do Bairro, que começa em Janeiro, e do arranque das obras da Casa Sacerdotal, previsto para breve. Colégio de Calvão, Stella Maris, Livraria de Santa Joana foram outros assuntos abordados.
Seguiu-se um tempo de debate e partilha de ideias da qual resultou a apresentação de alguns projectos e iniciativas diocesanas bem como a apresentação das contas da diocese, a cargo de Mons. João Gaspar.
Pe. José António Carneiro