Padre Peixoto Lopes pede fim de manifestações em Fafe

Duas centenas de católicos de Fafe participaram esta Sexta-feira à noite numa vigília para manifestarem “perante Deus” a sua revolta pela substituição do pároco local, Pe. José Peixoto Lopes, determinada pelo Arcebispo de Braga.

No final do protesto, o sacerdote agradeceu a manifestação de solidariedade, mas disse esperar que seja a última, porque pretende “aceitar a vontade de Deus”.

A vigília decorreu na igreja nova de Fafe (Igreja de São José) e terminou com uma largada de balões, feita já no exterior do templo, sob fortes aplausos, “vivas” ao padre Peixoto Lopes e promessas de que “a luta continua”.

No início desta semana, os padres do Arciprestado de Fafe deslocaram-se aos serviços centrais da Arquidiocese de Braga para um “acto de solidariedade” com D. Jorge Ortiga, Arcebispo local.

Segundo comunicado divulgado pela Diocese, os padres de Fafe lamentaram “os contornos e proporção que toda a situação atingiu” na paróquia de Santa Eulália de Fafe, após o actual pároco – que não marcou presença na reunião -, ter sido dispensado das funções que exercia há 25 anos.

O comunicado afirmava que o Pe. José Peixoto Lopes “está empenhado em preparar os fiéis da paróquia de Sta. Eulália de Fafe para acolherem os novos párocos num ambiente de serenidade e de paz”.

Redacção/Lusa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top