Ourém: Fundação Fé e Cooperação encerra o projeto «aTerra» com seminário dedicado à sustentabilidade

Auditório da Escola Básica e Secundária de Ourém recebe evento

Lisboa, 28 jan 2016 (Ecclesia) – A Fundação Fé e Cooperação (FEC) vai promover o seminário ‘Escola e Desenvolvimento Rural – uma chave para a sustentabilidade’, que marca o encerramento do projeto ‘aTerra’, esta sexta-feira, em Ourém.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, a FEC assinala que o ‘aTerra’ interligou comunidades escolares com pequenos produtores e decisores locais, tendo como área de estudo e intervenção o concelho de Ourém.

“Contribuir para uma maior interligação entre as políticas para o desenvolvimento sustentável e a realidade das pessoas e dos territórios, avaliando a especificidade das zonas rurais de minifúndio no nosso país, em articulação com os movimentos e desafios globais de mudança para estilos de vida sustentáveis”, foi o objetivo deste projeto iniciado em fevereiro de 2014.

Durante dois anos foi aprofundado o conhecimento sobre os “desafios do impacto (ou omissão) de políticas globais cada vez mais verdes e sustentáveis” que “muitas vezes não encaixam” em realidades locais “menos relevantes” a nível económico, contextualiza ainda a organização não-governamental para o desenvolvimento católica.

A coordenadora do projeto ‘aTerra’ recorda como mais marcante ver o que pode acontecer quando surge alguém a “fazer ligação entre grupos/ objetivos/ realidades”.

“Por mais estratégias de desenvolvimento que apareçam, e por mais que sejam válidas, não poderão andar se não houver um acompanhamento às pessoas e aos processos, a partir de dentro”, sublinha Margarida Alvim, sobre um papel desempenhado pela equipa do ‘aTerra’

Já Brígida Baptista, uma jovem agricultora, considera a escola “o eixo ideal para esta roda” como local de aprendizagem para todos sendo “possível aprender, ensinar e por em prática o modelo”.

O Seminário ‘Escola e Desenvolvimento Rural – uma chave para a sustentabilidade’ que encerra o 'aTerra' “vai reunir todos os intervenientes” esta sexta-feira, 29 de janeiro, das 10H00 às 16H30, no auditório da Escola Básica e Secundária de Ourém.

O organismo, criado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 1990, adianta que também vão estar presentes o delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo e a coordenadora da Rede Rural Nacional uma vez que este projeto pode “inspirar caminhos novos” de colaboração entre setores de intervenção.

O ‘aTerra’ – Políticas Globais e Estratégias Locais para o Desenvolvimento Sustentável, foi promovido pela FEC em parceria com a Associação Casa Velha, OuremViva e a ONG para o Desenvolvimento ACTUAR, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do Programa Cidadania Ativa (EEA Grants).

CB

Partilhar:
Scroll to Top