Miguel Oliveira Panão (Professor Universitário), Blog & Autor
Esta semana milhares de jovens começam uma nova vida ao entrar na Universidade. Entram no período mais favorável de aprender a aprender. Estarão preparados para os novos desafios académicos? Têm consciência de que existem novos desafios?
Eu tenho o privilégio de dar aulas a alunos do primeiro ano no primeiro semestre. Os caloiros distinguem-se dos veteranos que repetem a disciplina pela barba (no caso dos rapazes), olhar inocente, postura atenta, ansiosa, pois a Universidade representa o primeiro salto na independência que os levará até à vida adulta que aspiram. E esse é o primeiro desafio: a autonomia na aprendizagem.
Autonomia na Aprendizagem
No ensino secundário, os professores são responsáveis pela formação dos alunos. Repara que no final do 12º anow prestam provas nacionais, logo, o sucesso de cada aluno depende do grau de preparação feito pelo professor, embora cada aluno tenha de fazer, também, a sua parte.
Na universidade tudo muda. A responsabilidade pela formação do estudante é do próprio, e o Professor (não “stor”) orienta-o nesse percurso de aprendizagem. A razão é simples. Ninguém espera que um recém-licenciado ou Mestre, não seja autónomo. E essa autonomia aprende-se desde o primeiro momento em que o estudante mete os pés dentro da universidade. Por isso, é natural que falhe, sendo esse o segundo desafio.
Falhar é o caminho do sucesso
Quem chumba, falha, mas falhar não é chumbar. Falhar é uma oportunidade para saber aprender. Não há melhor tradução disso mesmo do que a “Autobiografia em Cinco Curtos Capítulos” da poetisa Portia Nelson.
Capítulo I
Caminho pela rua.
Há um buraco fundo no passeio.
Caio no buraco.
Estou perdido… estou desamparado.
A culpa não é minha.
Leva-me uma eternidade a encontrar a saída.
Capítulo II
Caminho pela mesma rua.
Há um buraco fundo no passeio.
Finjo que não o vejo.
Caio de novo.
Não acredito que estou no mesmo lugar.
Mas a culpa não é minha.
Ainda leva muito tempo a sair.
Capítulo III
Caminho pela mesma rua.
Há um buraco fundo no passeio.
Eu vejo-o.
Caio na mesma… é um hábito.
Os meus olhos estão abertos.
Eu sei onde estou.
A culpa é minha.
Saio imediatamente.
Capítulo IV
Caminho pela mesma rua.
Há um buraco fundo no passeio.
Dou a volta ao buraco.
Capítulo V
Caminho por outra rua.
O desafio estará em viver esta autobiografia em cada disciplina antes da época de exames ou das primeiras frequências. O que leva ao desafio a enfrentar para que isso aconteça.
Organização do tempo de estudo
No final do semestre, ao falar com os meus alunos com mais dificuldades em ter o desempenho que desejam, a quase totalidade reconhece o mesmo erro: falta de organização do tempo de estudo. Foi por esse motivo que criei uma ferramenta de auto-gestão desse tempo, o KeepUp, e escrevi um livro sobre o assunto publicado pela Amazon (eBook e Edição de Bolso). E apesar de alertar para este desafio, há alunos que podiam dar mais importância a este aspecto, mas resistem.
Se estás prestes a entrar na universidade, não percas esta grande oportunidade de viver um período privilegiado de aprendizagem que pode fazer de ti um grande “apreendedor.” Ou seja, alguém que tem gozo em querer aprender para o resto da sua vida. Os líderes de amanhã iniciam o seu caminho naquele primeiro passo quando entram (fisicamente) na Universidade. Tudo depende da atitude mental progressiva com que enfrentarem estes e tantos outros desafios. Coragem!