Os teatros do sagrado

Passagens da Bíblia, bem como vidas de santos, antigos e contemporâneos, são alguns dos temas que inspiram “Os teatros do sagrado”, festival que decorrerá na cidade italiana de Lucca, de 21 a 27 de Setembro.

A união entre o humano e o divino será a vertente comum dos 25 espectáculos, que apresentam propostas diversificadas de prosa, música e dança. “O sagrado suscita muito interesse”, referiu Fabrizio Fiaschini, que faz parte do grupo de promotores do evento.

Todos os trabalhos aprofundaram o tema do sagrado com grande competência e paixão”, acrescentou. 

Múltiplas aproximações ao divino
As representações evocarão momentos e personagens históricos, como Abraão ou as mulheres que aparecem nos evangelhos. Também poderão ser apreciadas narrativas sobre santas recentes, como a sudanesa Josefina Bakita, apresentada num monólogo, e Edith Stein, numa obra que evidenciará a sua vida e pensamento.

A eucaristia e a passagem para a vida eterna estão igualmente entre os temas reflectidos nos espectáculos.

“É interessante a variedade destas aproximações ao sagrado, unidas à tradição católica”, assinalou Fabrizio Fiaschini

Para a realização da primeira edição deste festival foi escolhida Lucca, conhecida como a “cidade das cem igrejas”.

“Os teatros do sagrado” são organizados pela Federação de Grupos e Actividades Teatrais, com o apoio da Arquidiocese de Lucca, a Federação Estudos do Mediterrâneo, a Fundação Comunicação e Cultura, o Instituto para o Teatro Italiano, entre outras organizações.

Com Zenit

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top