Orquestra Clássica do Centro com concerto em Fátima

Numa iniciativa da Orquestra Clássica do Centro acolhida pelo Santuário de Fátima, o Centro Pastoral Paulo VI será palco, na próxima sexta-feira, 10 de Julho, pelas 21:30, do concerto "9ª Sinfonia de Beethoven".

Em palco, estarão o Coral Aeminium, sob a direcção de Cristina Faria, a Orquestra Landesjugendorchester de NRW, da Alemanha, e a Orquestra Clássica do Centro, dirigidas pelo maestro Virgílio Caseiro.

Será soprano Dora Rodrigues, Anna Hassa contralto, Mario Alves tenor e Andreas Hoerl baixo.

Com este concerto, organizado em estreita parceria com o grupo de jovens músicos alemães, explica Emília Cabral Martins, presidente da associação "Orquestra Clássica do Centro", pretende dar-se continuidade ao projecto da associação portuguesa: "fomentar a cultura musical, dimensionar a vertente pedagógica e conferir apetência para ouvir e apreciar música erudita".

Sobre a obra de Ludwing Van Beethoven (1770-1827), Emília Cabral Martins recorda que "a obra foi terminada em 1824" e que "é considerada como precursora do romantismo".

"Caracteriza-se pela introdução de elementos inovadores face (Clássica). Pela primeira vez na história da música, são introduzidas vozes – solistas e coro – numa sinfonia", refere ainda, acrescentando que neste concerto "o último andamento é um arranjo musical da ‘Ode à alegria' do poeta e filósofo Friedrich Schiller, utilizado, mais tarde, por Herbert von Karajan, que fez um arranjo deste excerto, passando a ser considerado como ‘Hino oficial da União Europeia".

O concerto em Fátima, com entradas livres, será o primeiro de três inseridos neste projecto intitulado "9ª Sinfonia – A Coral".

O segundo concerto decorrerá no anfiteatro do Parque Carlos Reis, na Lousã, no dia 11 de Julho, pelas 21:00, e o terceiro na Sé Nova de Coimbra, a 12 de Julho, pelas 21:30.

LeopolDina Reis Simões, Sala de Imprensa

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top