Bispo das Forças Armadas e de Segurança convida guardar memória dos militares portugueses, «não apenas nas lápides dos túmulos, mas dentro do nosso coração»
Richebourg, França, 12 abr 2025 (Ecclesia) – O bispo das Forças Armadas e de Segurança deslocou-se a França para, durante dois dias, participar na cerimónia dos 107 anos da Batalha de La Lys.
“Uma delegação de Portugal, constituída por membros do Governo, diplomatas, militares, a Liga dos Combatentes e D. Sérgio Dinis, bispo das Forças Armadas e de Segurança, com altas entidades públicas e patentes das Forças Armadas da França, estão na região do Alto da França, para prestar homenagem aos portugueses que morreram na I Guerra Mundial (1914-1918), nos campos da Flandres e também noutros combates, ‘particularmente em La Lys’”, indica um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA.
A cerimónia, decorrida hoje, no Cemitério Militar Português de Richebourg, contou com palavras do Presidente da Liga dos Combatentes, do Presidente da Câmara de Richebourg, do General Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Portuguesas, durante a qual foram lidas “cartas de um soldado português”, escritas por “alunos das escolas Marcel Lejosne e Sacré-Cœur”.
Na ocasião, D. Sérgio Dinis fez uma oração onde evocou os “militares que deram a vida ao serviço de Portugal, lutaram pela vida, pelo direito, pela justiça, pela liberdade, pela paz” e convidou a guardar “memória, não apenas nas lápides dos túmulos, mas dentro do nosso coração”.
O programa previa ainda uma cerimónia na Câmara Municipal de La Couture, com um discurso do Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional de Portugal e o descerramento da placa UNESCO pelo General Chefe do Estado-Maior das Forças Armadas Portuguesas.
Será ainda celebrada uma missa “em memória dos Mortos da Grande Guerra” na igreja de Saint-Laurent, em Richebourg.
A homenagem continua no domingo, com uma cerimónia em Boulogne-sur-Mer e Ambleteuse, onde está prevista uma evocação do bispo das Forças Armadas e de Segurança em ambos os cemitérios das localidades.
LS