ONU: Santa Sé apresenta testemunhos de minorias religiosas perseguidas no Médio Oriente

Nova Iorque, Estados Unidos da América, 29 abr 2016 (Ecclesia) – A missão permanente da Santa Sé na sede da ONU, em Nova Iorque, promoveu esta quinta-feira um debate sobre liberdade religiosa onde apresentou relatos de minorias perseguidas no Médio.

“Não é possível falar sobre tudo o que precisa ser dito num evento de três horas. Não é possível fazer justiça a cada grupo étnico e religioso alvo de expulsão e extermínio mas esperamos, por meio das particularidades que poderemos examinar, consciencializar para este sofrimento”, explicou o observador permanente da Santa Sé na ONU, D. Bernardito Auza.

Os debates foram divididos em três sessões e começaram pela proteção das vítimas de perseguição e a promoção da liberdade religiosa no mundo inteiro; depois foram apresentadas vítimas e testemunhas oculares da perseguição aos cristãos e outras minorias religiosas pelo Autoproclamando Estado Islâmico (EI), na Síria e no Iraque, e pelo grupo Boko Haram, na Nigéria.

A última sessão do debate sobre liberdade religiosa na ONU apresentou “em detalhes” o sofrimento e os abusos sexuais a mulheres e meninas da minoria yazidi no Médio Oriente.

O Conselho Económico e Social das Nações Unidas ouviu o testemunho dos pais de um funcionário da Caritas Síria que foi assassinado pelo EI e ainda relatos de raptos realizados pelo mesmo grupo a uma religiosa missionária e uma mulher yazidi sequestrada pelo EI.

O sacerdote católico caldeu Douglas Al Bazi, que também foi sequestrado pelo EI, denunciou “o genocídio” contra os cristãos no Iraque: “Em 2003, éramos mais de 1,5 milhões de cristãos, hoje somos apenas 300 mil, talvez 200 mil.”

Segundo o portal News.va, o debate sobre liberdade religiosa está a ser promovido em parceria com organizações não-governamentais de defesa dos direitos humanos e pode ser acompanhado na rede social Twitter, com o marcado (hashtag) #WeAreN2016, até este sábado.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top