ONU: Representante da Santa Sé alerta para risco de «geração perdida» na Síria

Intervenção no Conselho de Direitos Humanos lembra vítimas da violência do autoproclamado «Estado Islâmico»

Genebra, Suíça 17 mar 2015 (Ecclesia) – O representante da Santa Sé no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas alertou hoje em Genebra para a situação das crianças sírias que foram recrutadas para combate ou estão refugiadas.

“Se a violência não parar e o ritmo normal da educação e do desenvolvimento não for retomado, estas crianças estão em risco de se tornar uma geração perdida”, afirmou D. Silvano M. Tomasi, em intervenção enviada à Agência ECCLESIA.

O arcebispo italiano denunciou que as crianças são “recrutadas, treinadas e utilizadas em combate” e às vezes como “escudos humanos”, em ataques militares.

“O grupo Estado Islâmico (EI) piorou a situação através da formação e utilização de crianças em atentados suicidas; matando as crianças que pertencem a diversas comunidades étnicas e religiosas; vendendo crianças como escravos nos mercados e outras atrocidades”, exemplificou, durante a 28ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

O debate de hoje centrou-se no relatório da Comissão Internacional Independente de Investigação na Síria, recordando que desde o início da guerra, em 2011, “cerca de 10 milhões de pessoas abandonaram o país”.

“Estão privados dos seus direitos básicos de abrigo e habitação adequada, segurança e dignidade humana", comentou o prelado.

“A violência continua a produzir vítimas no Médio Oriente, em particular, mas também noutros lugares onde o ódio e intolerância são os critérios”, afirmou D. Silvano M. Tomasi.

O representante da Santa Sé disse que a Comunidade Internacional, “como um todo”, “parece ter menosprezado” a extensão da crise síria e recordou que o EI, nas regiões que controla, “fechou uma grande quantidade de escolas”.

A intervenção alertou também para a separação das famílias, o que “obriga muitos menores a defenderem-se sozinhos”.

RV/CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top