Lisboa, 02 dez 2019 (Ecclesia) – O sacerdote jesuíta, José Vaz de Carvalho, faleceu este domingo, no Hospital de São José (Lisboa) e a missa de corpo presente celebra-se esta terça-feira, às 10h00, na Igreja do Colégio de São João de Brito.

O Padre José Vaz de Carvalho tinha 97 anos e nasceu na Freguesia de Casegas, Concelho da Covilhã e entrou na Companhia de Jesus no dia 07 de Setembro de 1939, no Convento de Santa Marinha da Costa, em Guimarães, onde fez o Noviciado e o Juniorado, salienta uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

Foi redator da revista “Missões” e diretor da revista “Jesuítas” e também Promotor Vocacional.

Em 1958 foi para o Colégio da Imaculada Conceição, Cernache, Coimbra, como Professor de História e de Latim.

Cerca de um ano depois foi enviado para a Casa de Escritores em Lisboa, como redactor da Revista “Brotéria” e colaborou na “Enciclopédia Verbo”.

Em 1963/64 esteve em Roma a estudar Pastoral Social, em vista a integrar o corpo de Professores do Instituto Superior de Economia e Sociologia (ISESE) em Évora.

Em 1982 foi para o Instituto Histórico da Companhia de Jesus, em Roma, onde exerceu, com “muita competência e apreço”, a missão de historiador.

Colaborou na publicação do “Dicionário Histórico e Temático da Companhia de Jesus”. Em 1991 regressou à Província e foi para a Residência da Lapa, continuando as suas investigações históricas e dando a sua “preciosa” colaboração ao Dicionário Histórico e ao processo de beatificação do Padre Cruz.

LFS

Partilhar:
Share