Esta terça-feira vai ser celebrada uma Missa no Convento de São Domingos, em Lisboa, às 17h00, seguindo-se o funeral

Foto Ordem dos Pregadores, Frei Mateus Peres

Lisboa, 20 jul 2020 (Ecclesia) – Faleceu hoje, aos 87 anos, frei Mateus Peres, especialista em Teologia Moral, assistente do mestre geral dos dominicanos durante um mandato e provincial em Portugal por três ocasiões.

De acordo com a informação confirmada pela Agência ECCLESIA junto da Província Portuguesa da Ordem dos Pregadores, frei Mateus Peres faleceu na última noite no Hospital de Santa Maria, onde se encontrava devido a vários problemas de saúde.

Frei Mateus Peres foi provincial dos Dominicanos em Portugal em três mandatos, de 1997-1981, 1981-1985 e depois entre 1993 e 1997.

Em comunicado enviado à Agência ECCLESIA, o atual provincial dos dominicanos disse que frei Mateus Peres sempre deu prioridade a uma “séria e honesta busca da verdade”

“A sua perspetiva foi sempre a de uma séria e honesta busca da verdade, não deixando nunca de dar prioridade ao concreto da pessoa humana em situação, sem, claro, abandonar a lei moral objetiva e apresentada pela Igreja”, afirmou frei José Nunes.

O provincial da Ordem dos Pregadores em Portugal referiu, no comunicado que a saúde de frei Mateus Peres “desde há algum tempo” que “se vinha deteriorando bastante, pelo que a notícia da sua partida para Deus, embora muito triste e sempre difícil de assumir, não foi completamente inesperada”.

Oriundo de uma família com 9 irmãos, “profundamente cristã”, frei Mateus Peres formou-se em Direito e depois entrou nos Dominicanos, onde se especializou em Teologia Moral, tendo-se doutorado no Canadá e depois lecionado em muitos lugares, em particular na Universidade Católica Portuguesa.

“A nível dos dominicanos, viveu em várias comunidades, em Portugal e no estrangeiro, e assumiu vários cargos institucionais, de que destacamos: prior provincial, em 3 mandatos; prior conventual; mestre de estudantes; socio do Mestre Geral para a Vida Intelectual (por isso mesmo vivendo na Cúria, em Roma, e visitando muitos países, nos vários continentes)”, refere o comunicado.

Frei José Nunes lembra que frei Mateus Peres “manteve uma relação intensa com a Família Dominicana em Portugal” e uma “presença muito fraterna e significativa no Mosteiro das Monjas no Lumiar, em Lisboa”.

“Pregou em inúmeros retiros e conferências, e chegou a ser presidente da CNIR (Confederação Nacional dos Institutos Religiosos masculinos – antes da união na CIRP)”, acrescenta.

O provincial dos dominicanos em Portugal informa ainda que o corpo de frei Mateus Peres chegará ao Convento de São Domingos de Lisboa pelas 12h desta terça-feira, dia 21 de Julho, onde vai ser celebrada uma Missa, às 17h00; o funeral vai realizar-se depois no Cemitério do Alto de São João, onde está prevista a cremação pelas 18h30.

PR

Partilhar:
Share