Santiago, Cabo Verde, 16 jun 2019 (Ecclesia) – Faleceu hoje D. Paulino Livramento Évora, aos 88 anos, primeiro cabo-verdiano a ser ordenado bispo, informou a Diocese de Santiago de Cabo Verde.

Em comunicado, a Diocese de Santiago de Cabo Verde expressou a “profunda dor” e a “grande esperança” pelo falecimento de D. Paulino Livramento Évora, após “uma longa enfermidade”.

“A Diocese gradece a Deus a sua vida, intensamente dedicada ao serviço da Igreja em Cabo Verde, nas suas várias intervenções. Todos reconhecemos nele uma figura marcante na renovação da Igreja em Cabo Verde no pós-independência”, acrescenta o comunicado.

D. Ildo Fortes, bispo de Mindelo, publicou uma nota de condolências pelo falecimento de D. Paulino Livramento Évora, expressando a “dor e gratidão” pelo trabalho daquele que foi o “último bispo de todo o Arquipélago”.

“Dom Paulino é uma figura incontornável na história de Cabo Verde, uma referência, um marco na Igreja de Cabo Verde. Sobretudo neste tempo de um país independente”, sublinha.

Para D. Ildo Fortes, o bispo emérito de Santiago de Cabo Verde foi um “homem de Igreja e amigo do seu povo, um pastor zeloso e generoso”.

“Um homem de coragem, firme e ousado, em tempos que não se avizinhavam nada fáceis para a Igreja. A ele devemos o cuidado solícito pelo seu rebando e os ensaios e esforços para uma nova evangelização”, acrescente o bispo de Mindelo.

O bispo Emérito de Santiago de Cabo Verde nasceu na cidade da Praia, no dia 22 de junho de 1931, foi ordenado sacerdote em Portugal, a 16 de dezembro de 1962, após a formação nos Missionários Espiritanos, em Carcavelos, sendo o primeiro membro dos espiritanos natural de Cabo Verde.

Nomeado bispo de Santiago de Cabo Verde no dia 21 de abril de 1975, D. Paulino Livramento Évora foi ordenado bispo no dia 1 de junho do mesmo ano, tendo permanecido como bispo da diocese até ao dia 22 de julho de 2009.

A Diocese de Santiago informa que a Missa exequial vai ser celebrada no dia 19, quarta-feira, às 10h00, na Pró-catedral diocesana; o velório de D. Paulino Livramento Évora vai decorrer no Convento das Irmãs Franciscanas, na Achada de Santo António, até terça-feira às 16h00, sendo trasladado nessa ocasião para a Pró-catedral

PR

(Notícia atualizada às 19h45)

Partilhar:
Share