O dia que a Igreja dedica às Comunicações Sociais

O XXXVII Dia Mundial das Comunicações Sociais celebra -se em toda a Igreja no próximo dia 23 de Maio O XXXVII Dia Mundial das Comunicações Sociais, que se celebra em toda a Igreja no próximo dia 23 de Maio, vai ter como pano de fundo a ligação entre os mass media e a família. É uma relação de risco e de riqueza, como escreve João Paulo na sua mensagem para este dia, onde se manifesta contra o excesso de cenas de sexo na programação televisiva e alerta para o que classifica de ataques contra os “valores tradicionais e a família” nos Mass Media. “Os pais precisam também de regular o uso dos meios de comunicação em casa”. O conselho do Papa é complementado com um palno de acção muito preciso para todos os pais: incluir uma programação do uso dos mass media, limitar o tempo que os filhos dedicam aos meios de comunicação, fazer da diversão uma experiência familiar, eliminar de forma total alguns programas e, periodicamente, optar por actividades em família que excluam o uso de meios de comunicação em massa. O dia que a Igreja dedica às Comunicações Sociais serve também para que os católicos portugueses despertem para o trabalho que é realizado nesta área, seja pelos secretariados diocesanos, seja pelo Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja (SNCS). No próximo dia 23 de Maio, o ofertório da Eucaristia dominical é destinado a sustentar este trabalho. Do total recolhido, distribuído em partes iguais entre os secretariados diocesanos e o SNCS, depende em muito a acção dos Meios de Comunicação Social da Igreja Católica em Portugal. A Comissão Episcopal das Comunicações Sociais e o Secretariado Nacional das Comunicações Sociais possuem alguns desses meios e promovem alguns programas televisivos que são do conhecimento público. Conta com Agência ECCLESIA, on-line, com uma página na Web diariamente actualizada e com uma publicação escrita, que semanalmente, oferece as notícias e comentários dos acontecimentos eclesiais e sociais mais relevantes. Quanto aos programas televisivos, realiza o programa diário “Ecclesia” integrado no espaço televisivo “A Fé dos Homens” e o programa 70X7 que, em cada Domingo, chega às casas dos portugueses pela 2:. Os objectivos futuros passam por dar mais projecção à voz da Igreja, procurando fazer desta agência um órgão de comunicação social que seja expressão do pensamento eclesial sobre os diversos assuntos. Sentem-se ainda grandes carências ao nível de estruturas operacionais da Igreja no campo das comunicações sociais, nomeadamente em alguns secretariados diocesanos que ainda não respondem completamente à dinamização deste sector. É neste sentido que se procura encontrar novas maneiras de ajudar as dioceses, institutos de vida consagrada e movimentos laicais a melhorarem as suas estruturas.

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