Novos manuais de EMRC

A forma como os temas foram tratados, nas diferentes Unidades Lectivas, remete para a valorização da interdisciplinaridade Os novos manuais da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), de acordo com o programa, procuram responder aos actuais apelos da sociedade em geral e das famílias em particular, a quem está garantido o direito da livre escolha do projecto educativo para as suas crianças, adolescentes e jovens. A Igreja, no âmbito da vocação e missão que assume, no que concerne à transmissão de conhecimentos, à promoção da aprendizagem e à formação integral do indivíduo, responde em diferentes espaços com características claramente diferentes. À Educação Moral e Religiosa Católica é reconhecida uma identidade própria, que a distingue naturalmente da catequese, nomeadamente porque desenvolve os seus objectivos em contexto escolar, em transversalidade e interdisciplinaridade com as restantes disciplinas e áreas curriculares. Os pressupostos que lhe estão subjacentes são de natureza curricular, científica, pedagógica e humana, independentemente das questões de fé e das crenças de cada indivíduo. Estes pressupostos marca(ra)m de forma determinante a realização dos novos manuais e dos materiais pedagógicos associados, nomeadamente o DVD que acompanha o manual do professor, tendo estes sido desenvolvidos de acordo com uma opção metodológica, um rigor científico, aliados às actuais exigências pedagógicas e didácticas. A forma como os temas foram tratados, nas diferentes Unidades Lectivas (UL), remete para a valorização da interdisciplinaridade que, relativamente à disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica, parece ser um processo natural, uma vez que se pretende, em última instância, facultar aos alunos o acesso ao conhecimento e à informação, oferecendo-lhes a compreensão da perspectiva cristã da vida, de forma sistemática. A perspectiva cristã da vida (visão cristo-cêntrica e humanista) é proposta aos alunos, nestes novos recursos didácticos, de forma rigorosa e objectiva, revelando uma clara abertura ao mundo e aos diversos saberes. O professor de Educação Moral Religiosa Católica tem nestes materiais didácticos propostas articuladas de informação com origem em diferentes áreas do saber, nomeadamente a científica, a histórica, a cultural e a humana. Os manuais do 5.º ano de escolaridade apresentam uma metodologia articulada e integradora dos diversos campos de intervenção do agir humano, revelando uma preocupação por estabelecer o olhar sobre a totalidade do campo de acção humana. A mensagem cristã integra e enquadra todas as experiências humanas, através de uma abordagem existencial e hermenêutica da realidade. A sequência interna entre as diferentes Unidades Lectivas remete-nos para a continuidade e apropriação progressiva de competências distintas. Os novos manuais dão ainda uma resposta adequada às actuais exigências e características dos materiais didácticos, bem como às características dos nossos alunos. Nos manuais do 5º ano, foi atribuída à cultura bíblica uma maior expressividade. Esta é, ao longo de todas as unidades, abordada de forma constante, facultando a leitura das experiências de vida e o cruzamento com a matriz histórica e científica. Sara Guardado da Silva

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