Novo Departamento pretende ligação entre a Bíblia e a vida

Estrutura para animação bíblica da pastoral apresentada em Braga

«Ajudar a que a Bíblia chegue à mão dos cristãos com informação, proporcionando- lhes uma leitura guiada», é um dos objectivos do Departamento de Animação Bíblica da Pastoral, apresentado este Domingo em Braga, que também pretende «ajudar a fazer a ligação entre a Bíblia e a vida, com a finalidade última de conhecer Cristo, Palavra de Deus Pai».

O novo Departamento Arquidiocesano, que será coordenado pelo padre João Alberto Correia, vai «articular tudo o que já se faz no âmbito da pastoral bíblica e da animação bíblica da pastoral (Semanas e Cursos Bíblicos, Escolas da Palavra, Grupos Bíblicos, etc.), conjugando esforços e potenciando iniciativas já em curso».

Pretende ainda «fornecer à pastoral diocesana, nas mais diversas vertentes e expressões, as bases para uma pastoral animada pela Palavra da Escritura», bem como «promover acções de formação e informação bíblicas, no sentido de completar e reforçar o trabalho em curso».

É com trabalho em rede, contando com pessoas e instituições já com experiência (como os Padres Paulistas, Escola Bíblica de Serzedelo – em Guimarães –, Escola Bíblica de Vizela e o Secretariado Bíblico de Braga/Viana do Castelo, dos Padres Capuchinhos), que o novo Departamento Arquidiocesano vai funcionar, informou também o padre João Alberto Correia, que já tem garantida a colaboração da Difusora Bíblica e da Editorial do Verbo Divino (Espanha), através da cedência de materiais e esquemas de trabalho. Além de seleccionar, adaptar e traduzir o que já existe, também se vai elaborar materiais de reflexão bíblica e sugestões para a preparação das homilias, a publicar online.

Da estrutura eclesial faz parte, como consultor, o Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto. Tanto este prelado como aquele sacerdote, ambos professores de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, salientaram que a apresentação do Departamento Arquidiocesano de Animação Bíblica da Pastoral ocorreu no dia em que a Igreja celebrou a festa litúrgica de São Lucas, o Evangelista do Ano C (que começa em fins de Novembro próximo), e o Dia Mundial das Missões.

Cumprindo o que está previsto no programa pastoral diocesano, a nova estrutura da Igreja de Braga situa-se «no horizonte mais amplo da Comissão Arquidiocesana para a Educação Cristã», disse também o seu coordenador, que também estabeleceu como objectivo do novo Departamento «proporcionar a articulação com a Sociedade Bíblica, os restantes Departamentos e outras associações que promovam a arte e a cultura, dado que a difusão da Palavra de Deus, sobretudo entre os não-crentes, passa pelo diálogo com as artes e expressões culturais que, não raras vezes, utilizam a Escritura como fonte inspiradora».

Redacção/DM

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top