Nomeação: Movimento «Laudato Si» anuncia Susana Réfega como nova diretora executiva

Dirigente portuguesa assume funções a partir de janeiro de 2024

Washington, 12 dez 2023 (Ecclesia) – A portuguesa Susana Réfega é a nova diretora-executiva do movimento ‘Laudato Si’ (MLS), iniciando funções a partir de janeiro de 2024, anunciou hoje a instituição.

Em nota enviada à Agência Ecclesia, o movimento explica que a nova dirigente “tem vasta experiência de liderança no setor de desenvolvimento católico internacional e na sociedade civil”.

“O mais importante é que ela se junta a nós como expressão do seu caminho de conversão ecológica, totalmente alinhada com a missão e espiritualidade do MLS”, pode ler-se.

Segundo o movimento, a responsável “atuou por 12 anos como diretora-executiva da Fundação Fé e Cooperação, organização membro da CIDSE criada em 1990 pela Conferência Episcopal de Portugal, em estreito diálogo com as igrejas dos países de língua portuguesa”, que dá conta ainda que a responsável “atuou no conselho administrativo da CIDSE por vários anos e foi presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD por três anos”.

“Susana fala cinco línguas, o que facilitará a sua comunicação com os membros do nosso movimento em todo o planeta”, informa o MLS.

Desde 2012, a responsável participa ativamente como voluntária da ‘Casa Velha: Ecologia e Espiritualidade’, um centro inspirado na espiritualidade inaciana que funciona como “catalisador da conversão ecológica”, tendo-se formado como animadora ‘Laudato Si’ em maio deste ano.

O movimento informa que após nove anos como diretor executivo fundador, Tomás Sinua vai deixar o cargo para se concentrar noutros projetos dentro do MLS.

“É com muita alegria e um profundo sentido de serviço e de responsabilidade que me junto a cada um e a cada um de vós nesta missão que nos foi confiada, de cuidar da casa comum”, manifestou Susana Réfega, num vídeo partilhado pelo MLS.

“Na sua recente exortação apostólica, ‘Laudate Deum’, o Papa Francisco encoraja-nos a agir, sem demora, face à crise climática que enquanto família humana atravessamos. E é por isso que, em conjunto com a equipa do Secretariado do Movimento ‘Laudato Si’, com todos os animadores ‘Laudato Si’ espalhados pelo mundo, juntamente com outras organizações e todas as pessoas de boa vontade, quero abraçar esta nova missão e convosco, com esperança e confiança, continuar a cuidar da Casa Comum”, concluiu.

LJ/OC

Partilhar:
Scroll to Top