Nigéria: Arcebispo apela à calma após atentado contra igreja

Lisboa, 30 out 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Kaduna, capital do Estado homónimo no norte da Nigéria, apelou à calma após um atentado suicida contra uma igreja católica, este domingo, que provocou pelo menos oito mortes.

D. Matthew Man-oso Ndagoso disse à Agência Fides, do Vaticano, que o ataque foi “um ato vil, bárbaro e horrível”.

O atentado, que provocou também mais de uma centena de feridos, foi perpetrado por um terrorista suicida no volante de um carro-bomba que se explodiu ao bater contra o local de culto, lotado por fiéis que participavam na missa dominical.

O país africano tem sido palco de vários atentados contra as comunidades cristãs, na sua maioria reivindicados pelo grupo fundamentalista islâmico ‘Boko Haram’ – nome em língua hausa que significa ‘a educação ocidental é pecaminosa’ –, que pretende a implementação da lei islâmica, a sharia.

A reação da comunidade local ao último ataque provocou pelo menos três mortos e o presidente da Nigéria, Goodluck Jonathan prometeu intensificar a luta contra “todos os ataques de terror e de violência.”

O jornal do Vaticano destaca hoje que os ataques no norte da Nigéria, região onde há décadas se verificam “conflitos de tipo étnico e económico”, estão a adquirir “cada vez mais caraterísticas de uma violência de matriz pseudorreligiosa”.

OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top