«Que as pessoas voltem a olhar para os outros como irmãos e irmãs, não como inimigos, para que o querido povo francês possa reagir, unido, ao mal com o bem», deseja Francisco
Cidade do Vaticano, 29 out 2020 (Ecclesia) – O Papa condenou hoje o “ataque selvagem” contra a Basílica de Notre-Dame, em Nice, numa mensagem enviada ao bispo da diocese francesa, D. André Marceau.
“Informado do ataque selvagem que foi perpetrado esta manhã numa igreja em Nice, causando a morte de várias pessoas inocentes, Sua Santidade o Papa Francisco une-se em oração ao sofrimento das famílias afetadas e partilha a sua dor”, refere a mensagem enviada ao bispo de Nice, através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
O Papa reza para que Deus dê “conforto” às pessoas atingidas pelo atentado, “condenando da maneira mais enérgica tais atos violentos de terror”.
Francisco “assegura a sua proximidade à comunidade católica da França e a todo o povo francês”, que chama à “unidade”, confiando o país à proteção de Nossa Senhora e concedendo a sua bênção apostólica “a todas as pessoas afetadas por esta tragédia”.
O porta-voz do Vaticano informou, em comunicado aos jornalistas, que o Papa está a acompanhar a situação provocada pelo atentado desta manhã, rezando pelas vítimas do ataque.
“O Papa foi informado da situação e está próximo da comunidade católica em luto. Reza pelas vítimas e seus entes queridos, para que cesse a violência, que as pessoas voltem a olhar para os outros como irmãos e irmãs, não como inimigos, para que o querido povo francês possa reagir, unido, ao mal com o bem”, refere Matteo Bruni, diretor da sala de imprensa da Santa Sé.
“É um momento de dor, num tempo de confusão. Terrorismo e violência nunca se podem aceitar. O ataque de hoje semeou a morte num lugar de amor e consolação, como a casa do Senhor”, acrescenta a nota enviada à Agência ECCLESIA.
A mensagem foi replicada pelo Papa na sua conta da rede social Twitter.
Expresso a minha solidariedade à comunidade católica de #Nice, em luto pelo ataque que semeou morte num lugar de oração e consolação. Rezo pelas vítimas, por suas famílias e pelo amado povo francês, para que possa reagir ao mal com o bem.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) October 29, 2020
O ataque com faca na cidade de Nice provocou três mortes. duas pessoas, um homem e uma mulher, foram mortas na Basílica de Notre-Dame, onde ocorreu o ataque; uma terceira vítima, gravemente ferida, morreu num estabelecimento comercial perto da igreja, onde se tinha refugiado.
A 26 de julho de 2016, o sacerdote francês Jacques Hamel foi assassinado durante a celebração da Missa, por fundamentalistas islâmicos, na igreja de Santo Estêvão, Diocese de Rouen.
No dia 14 de setembro desse ano, o Papa Francisco celebrou uma Missa de sufrágio pelo padre Hamel, no Vaticano, durante a qual prestou homenagem ao “martírio da sua vida”; o processo de canonização do sacerdote encontra-se em curso.
OC
Notícia atualizada às 13h40
França: Ataque a Igreja durante celebração da Missa faz três mortos