Nicarágua: Polícia força entrada em Paço Episcopal e coloca bispo em prisão domiciliária

Secretário-geral da ONU apela ao fim de detenções arbitrárias no país

Foto: Vatican Media

Lisboa, 19 ago 2022 (Ecclesia) – A polícia da Nicarágua entrou esta sexta-feira no paço episcopal de Matagalpa, para levar à força o bispo D. Rolando José Álvarez e nove dos seus colaboradores, que ali se encontravam desde 4 de agosto, informou o Vaticano.

O responsável pela Diocese de Matagalpa é acusado pela polícia nicaraguense de tentar “organizar grupos violentos”, alegadamente “com o propósito de desestabilizar o Estado da Nicarágua e atacar as autoridades constitucionais”.

Foi a própria diocese a denunciar a ação policial, nas redes sociais.

As autoridades referem que o bispo foi levado para a capital, Manágua, onde está em prisão domiciliar; as oito pessoas que o acompanhavam foram levadas para uma esquadra da Polícia.

“O cardeal Leopoldo Brenes, arcebispo de Manágua e vice-presidente da Conferência Episcopal da Nicarágua, pôde visitar D. Rolando José Álvarez e teve uma longa conversa com ele”, indica o portal de notícias do Vaticano.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse estar “muito preocupado” com a incursão das autoridades nicaraguenses na sede episcopal e as recentes ações contra a Igreja Católica e organizações civis, pedindo ao governo da Nicarágua que liberte todas as pessoas detidas arbitrariamente.

Por meio de um porta-voz, Guterres reiterou seu apelo ao governo de Daniel Ortega para que garanta “a proteção dos direitos humanos de todos os cidadãos, em particular os direitos universais de reunião pacífica, liberdade de associação, pensamento, consciência e religião”.

D. José Domingo Ulloa, arcebispo do Panamá, reagiu em comunicado ao Vatican News, para considerar os acontecimentos na Nicarágua como um episódio “aberrante”, “motivo de alarme e dor para toda a Igreja latino-americana”.

A tensão entre o regime de Ortega e a Igreja Católica, agudizou-se nas semanas que antecederam as eleições presidenciais de 2021, das quais sairia vitorioso Daniel Ortega, depois de mandar prender vários pré-candidatos da oposição.

OC

América: Conferência Episcopal do Brasil manifesta solidariedade à Igreja na Nicarágua

Partilhar:
Scroll to Top