A narrativa da gruta de Belém mostra que «Jesus vem de Deus» e «cumpre uma promessa», afirma o biblista José Carlos Carvalho
Lisboa, 23 dez 2022 (Ecclesia) – O biblista José Carlos Carvalho apresentou hoje no programa Ecclesia, emitido na RTP2, os detalhes da narrativa sobre o nascimento de Jesus, nos dois capítulos dos evangelistas Mateus e Lucas, colocando em destaque a riqueza de “textos muito sóbrios”.
“É tal a sobriedade que a posterior tradição cristã enriqueceu, acrescentou muitos elementos que não estão no texto, para engrandecer, embelezar esta celebração”, afirmou o professor de Sagrada Escritura na Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa.
Numa entrevista gravada na Sé do Porto, diante da representação do Presépio, José Carlos Carvalho afirma que os Evangelhos da Infância mostram que “Jesus vem de Deus” e para “cumprir uma promessa”.
“Aquele Jesus, aquele Menino integra-se numa história que vem de longe, da intervenção de Deus, cumprindo o que Deus já tinha antecipado pelos profetas”, afirmou o biblista.
José Carlos Carvalho refere também que os dois capítulos do Evangelho de Mateus e de Lucas “são uma catequese” para mostrar que Jesus encarna na sequência de uma “longa história que o sustenta”.
“Os Evangelhos relatam o que é exclusivo da fé cristã, um Deus que encarna, o mistério da encarnação. Não há nenhuma outra tradição religiosa que ofereça isto à humanidade”, afirmou.
Na entrevista emitida hoje na RTP2, o professo de Sagrada Escritura afirma que a encarnação, o Natal, é “a razão última da alegria cristã”.
OC/PR