Marcelo Rebelo de Sousa recebeu a Luz da Paz entregue por uma delegação da Cáritas e do Corpo Nacional de Escuteiros
Lisboa, 24 dez 2022 (Ecclesia) – O presidente da República recebeu hoje a Luz da Paz e manifestou o desejo de, no próximo ano, “haver mais paz, mais justiça, mais desenvolvimento, mais liberdade e mais igualdade”.
“Qual é o objetivo deste nosso encontro, ano após ano? É formularmos o desejo, que é uma vontade, de no próximo ano haver mais paz, mais justiça, mais desenvolvimento, mais liberdade e mais igualdade”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, citado pela Agência Lusa, ao receber uma delegação da Cáritas Portuguesa
A Cáritas Portuguesa entregou a Marcelo Rebelo de Sousa uma, símbolo da campanha “10 milhões de Estrelas – Um gesto pela Paz”, que se assinala em Portugal há 20 anos, e “propõe a todos os portugueses uma adesão simbólica aos valores da paz, associados à vivência do Natal, pela aquisição de uma “vela estrela” branca ou vermelha, no valor de 2 euros.
O presidente da República afirmou na ocasião que “de cada vez que aumentam as desigualdades a paz sofre, de cada vez que aumenta a pobreza a paz sofre”, acrescentando que quantas mais pessoas caem em risco de pobreza “a paz sofre”.
“Com as crises não é apenas a pobreza, a desigualdade, a injustiça, que aumenta, é a paz que fica em causa”, afirmou.
Na manhã da véspera de Natal, o presidente da República recebeu também a Luz da Paz de Belém, um projeto que é desenvolvido pelo Corpor Nacional de Escutas e desafia à partilha da luz que foi recolhida na gruta de Belém, no local onde Jesus nasceu.
Ao receber a delegação do Corpo Nacional de Escutas, Marcelo Rebelo de Sousa alertou para a situação dos imigrantes em Portugal, nomeadamente em Odemira, e anunciou que, esta tarde, vai visitar a região.
“Nós temos várias Odemiras no nosso país, todos os países infelizmente têm várias Odemiras, que têm aspetos positivos e aspetos complicados”, disse o preseidente da República
Marcelo Rebelo de Sousa alertou também para as consequências da crise económica e financeira e disse que as “crises batem fundo, a inflação não é só números”.
“A inflação significa um corte nos salários, um corte nos rendimentos, um empobrecimento. E quanto mais alta for, maior é esse empobrecimento. Esses que sofrem são uns próximos que têm de estar muito próximos do nosso pensamento e da nossa ação”, afirmou.
A “Luz da Paz de Belém” foi partilhada com todas as regiões do CNE no dia 11 de dezembro, em Fátima, numa celebração que reuniu mais de 1500 escuteiros.
Com o lema “Missão: Leva essa Luz em Ti”, a Luz da Paz de Belém conta este ano com a colaboração dos Comités Organizadores Paroquiais e dos Comités Organizadores Vicariais da JMJ – Jornada Mundial da Juventude, e do DNPJ – Departamento Nacional da Pastoral Juvenil.
PR