Coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia
Portimão, 24 dez 2021 (Ecclesia) – O coordenador da Comissão da Tradução da Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa afirmou que o Natal é um acontecimento que não diz respeito apenas a Deus, mas “envolve a todo””
“Os símbolos são um forma de dizermos que também nós nos podemos tornar presente diante do Menino para com Ele podermos celebrar o Natal, não como um acontecimento que apenas a Deus diz respeito, mas um acontecimento que nos envolve a todos, para que todos nós, do ventre de Maria e do seu coração materno, possamos ser gerados para um Natal que nos quer renovar e refazer”, disse o padre Mário Sousa.
Em entrevista ao programa Ecclesia, transmitida hoje na RTP2 e gravada na Igreja Matriz de Portimão, diante de um presépio ornamentado com produtos regionais, nomeadamente a laranja, o biblista disse que o nascimento de Jesus é uma “presença” em cada ambiente
“A presença da laranja, que é tão caraterística do Algarve, acaba por ser um sinal da presença que todos nós queremos marcar neste acontecimento, que para nós é um convite à renovação e ao renascimento”, sublinhou.
O padre Mário Sousa disse que os autores dos textos bíblicos não utilizam uma “linguagem informativa”, para fazer um “relato” ou para “satisfazer curiosidades”.
“É sobretudo para nos dizer porque é que as coisas aconteceram. E utiliza muito a linguagem evocativa, quando nós estamos habituados à linguagem informativa”, acrescentou.
O coordenador da tradução da Bíblia para português sublinhou a historicidade do nascimento de Jesus, anotando a proximidade dos relatos do nascimento de Jesus nos evangelistas Lucas e Mateus.
“Mateus e Lucas transmitem tradições sobre o nascimento do Menino e ambos são coincidentes com esta peregrinação de José e Maria a Belém para o recenseamento e aí aconteceu o nascimento do Menino”, afirmou.
Para o padre Mário Sousa, sacerdote da Diocese do Algarve, as figuras do presépio remetem o “coração e a vida” para o “acontecimento fundante” que é para o nascimento de Jesus em Belém, há 2000 anos.
PR