Natal: «Fazei e voltai a fazer o presépio», convida bispo de Lamego, em mensagem à diocese

«À nossa volta parece tudo escuro: Espingardas, mentiras, raivas, ódios, Herodes a mais, Belém a menos» – D. António Couto

Fotos: Agência ECCLESIA

Lamego, 22 dez 2023 (Ecclesia) – O bispo de Lamego escreveu um poema como mensagem de Natal, e convida a construir “o presépio”, a imitar São Francisco de Assis que “encheu Greccio e o mundo inteiro de uma nova Luz”, há 800 anos.

“Fazei e voltai a fazer o presépio. Transformai a vossa paróquia num presépio. Contemplai-o bem. Imitai S. Francisco de Assis, que há 800 anos, em 1223, fez da aldeia de Greccio um presépio, e encheu Greccio e o mundo inteiro de uma nova Luz”, escreve D. António Couto, na mensagem publicada no sítio online da Diocese de Lamego.

O bispo diocesano deseja “um Santo Natal de Jesus”, a todos os irmãos e irmãs, sacerdotes, diáconos, consagrados/as, fiéis leigos, doentes, reclusos, idosos, jovens e crianças, migrantes, das 223 paróquias da diocese “e da Igreja inteira”.

“Vem, Senhor Jesus, bate à nossa porta, encandeia a nossa vida, e conduz os nossos passos pelo caminho da Paz.”

D. António Couto escreveu novamente um poema como mensagem de Natal, e começa por assinalar que há “Herodes a mais, Belém a menos”, e questiona no final, por exemplo, “para que servem os túneis, os paióis, os mísseis, os muros, as trincheiras”, e por que se investe “tão pouco em presépios, em presentes, em abraços, em flores, em sementes”.

CB

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top