Natal: Bispo do Algarve apela a «cultura de solidariedade»

D. Manuel Quintas deixa mensagem no YouTube, destacando «incerteza» que se vive numa região com a maior taxa de desemprego do país

Faro, 22 dez 2011 (Ecclesia) – O bispo do Algarve apelou na sua mensagem de Natal a uma “cultura de solidariedade” num “tempo marcado pela incerteza”, em particular nesta região, “com a maior taxa de desemprego do país e as consequências que daí advêm”.

D. Manuel Quintas apresenta a sua posição num vídeo divulgado no portal da Diocese do Algarve na Internet, através do seu canal no Youtube e noutras redes sociais.

“Celebrar o Natal é corresponder, de modo permanente, ao apelo quotidiano de estender o testemunho da caridade, para além das fronteiras da comunidade eclesial, envolvendo toda a pessoa, de tal modo que o amor por todos os homens se torne estímulo de autêntica solidariedade em toda a vida social”, refere.

Aos católicos, acrescenta, compete serem “semeadores da esperança”, nascida “da caridade solidária recebida e oferecida” nesta quadra natalícia.

O prelado destaca que, “quando a Igreja serve a caridade, faz crescer simultaneamente a cultura da solidariedade, contribuindo para dar nova vida aos valores universais da convivência humana”.

A mensagem natalícia apela à criação de uma “Europa do espírito”, uma “casa comum” onde “haja alegria de viver”, frisando que “a Igreja sente o dever de renovar com vigor a mensagem de esperança que Deus lhe confiou e que repete à Europa”.

O bispo do Algarve cita o apelo do Papa João Paulo II, em 2003, na exortação apostólica ‘Ecclesia in Europa’, considerando que o mesmo assume “plena atualidade”.

“A inspiração cristã pode transformar a agregação política, cultural e económica numa convivência onde todos os europeus se sintam em casa própria e formem uma família de nações”, sublinha.

D. Manuel Quintas deixa um “convite à confiança e à esperança” que resiste “apesar de todas as desilusões”.

FD/OC

 [[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top