Apesar das circunstâncias sociais “atípicas”.
Santarém, 26 Dez 2020 (Ecclesia) – O Bispo de Santarém, D. José Traquina, referiu na celebração do Dia de Natal, que com “os devidos cuidados, é bom podermos celebrar o Natal do Senhor, promovendo o grande sacramento da fé onde se renova o encontro com Cristo”.
Na solenidade, na Sé de Santarém, D. José Traquina referiu na homilia que a “impossibilidade que tivemos de celebrar a Páscoa, mostrou-nos quanta falta nos fazem estes sinais que significam e realizam a própria presença de Deus”, lê-se na homilia enviada à Agência ECCLESIA.
Para esta celebração “converge a mensagem das outras celebrações do Dia de Natal e em todas, a Palavra de Deus é proclamada e escutada e o seu efeito é de iluminação da vida, de ajuda para se viver como cristãos nos diversos âmbitos a que pertencem: família, comunidade e sociedade”, frisou o Bispo de Santarém.
Na Missa da Noite de Natal, considerada a «Missa do Galo», também na Sé daquela cidade, D. José Traquina sublinhou que são “atípicas as circunstâncias sociais em que este ano celebramos o Natal”, mas em “comunhão com os que estão a trabalhar a cuidar dos doentes e das pessoas idosas e outros serviços, celebremos o Natal do Senhor com esperança, na alegria da carícia de Deus pela humanidade, em que os distanciados e os fragilizados também são chamados a participar”.
Celebrar o Natal “compromete-nos no projeto do Reino, de justiça, de paz e de felicidade, referido na proclamação das Bem-aventuranças”, proferiu o Bispo de Santarém.
LFS