Natal: Aldeia de Seia festeja o nascimento de Jesus com ajuda da floresta

Em Cabeça, junto à Serra da Estrela, o Pai Natal fica de fora

Seia, Guarda, 24 dez 2015 (Ecclesia) – A aldeia de Cabeça, no Concelho de Seia, promove pelo terceiro ano consecutivo o evento ‘Aldeia Natal’, que destaca a tradição do presépio e da celebração do Menino Jesus, sem qualquer conotação “comercial”.

“Na aldeia é proibido o Pai Natal”, graceja Nuno Silva, um dos promotores da iniciativa, em declarações à ECCLESIA.

O responsável dá a conhecer este projeto, junto à Serra da Estrela, que começou há três anos, através de um concurso feito pelo Município de Seia.

“A ideia é precisamente fazer desta aldeia uma Aldeia Natal, completamente, o Natal do Menino Jesus”, assinala.

Um prémio de cinco mil euros deu o pontapé de saída para este projeto singular: a festa é a única no país em termos de decoração e todos os materiais usados são retirados da natureza.

A preparação começa dois meses e meio antes desta época natalícia e envolve toda a aldeia.

“Os trabalhos começam sempre na floresta”, precisa Nuno Silva.

Um trabalho “muito importante” para a própria preservação da natureza, ajudando na prevenção de incêndios.

Giestas, videiras ou pinheiros são apenas algumas das matérias-primas usadas para enfeitar a aldeia, que tem o visual completo com a utilização de luzes led.

As pessoas da aldeia dedicam muitas horas a para preparar a decoração, num trabalho comunitário.

“É tudo feito pelas pessoas, que se juntam no pavilhão, transformado em oficina, onde se fazem todos os enfeites”, assinala Nuno Silva.

Uma curiosidade da Aldeia Natal de Cabeça, em Seia, é que, durante o evento, os moradores da aldeia abrem as portas das suas casas para receber os visitantes.

Os cenários são inspirados no imaginário de Natal na montanha, na natureza, biodiversidade e respeito pelo meio ambiente, como sejam grinaldas de folhas, corações concebidos com musgo e lã da serra da Estrela, estrelas feitas de desperdícios das florestas e a própria árvore de Natal, revestida a pinheiro natural e pinhas.

O evento é promovido pela Comissão de Baldios de Cabeça, em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, Município de Seia e União das Freguesias de Vide e Cabeça.

"Passear pela aldeia, que também é a primeira Aldeia Led do país e que por si só detém uma beleza única pela predominância do xisto, a que se conjuga uma decoração ecológica alusiva ao Natal, onde apenas prevalece a tradição do presépio religioso, sem alusão ao Pai Natal, é a proposta para uma viagem ao imaginário do Natal nesta Aldeia de Montanha", sublinha a organização, em comunicado.

IM/SN/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top