Apelo de D.José Pedreira, Bispo de Viana do Castelo, aos crismandos
D. José Pedreira pediu aos cerca de 300 jovens, que se juntaram na Sé Catedral para receberem o sacramento da Confirmação, para não terem medo de ser uma minoria que afirma convictamente a sua fé.
Na solenidade do Pentecostes, em cerimónia na qual publicamente receberam títulos honoríficos três sacerdotes e dois fiéis leigos da Diocese, o Bispo Dioesano diz que é urgente conhecer mais e melhor a terceira pessoa da Santíssima Trindade para que a «confirmação na fé» seja efectivamente uma «opção pessoal responsável» de «sem receios ou medos anunciar em quem acreditamos».
A estas centenas de jovens, oriundos de vários arciprestados da diocese, o Bispo Diocesano pediu que se dediquem a «alargar» os seus conhecimentos sobre o Espirito Santo, afinal o «acontecimento que transforma os Apóstolos em homens novos após a ressurreição de Cristo.
Procurando ajudá-los a reflectir sobre o que deve ser o Espirito Santo na vida de cada um, salientou a necessidade de encontrar a sabedoria das coisas de Deus que traduziu pelo pelo «gosto» da eucaristia e da oração, por exemplo.
Recebido o Espirito Santo, os Apóstolos «não tiveram mais relutância em anunciar as coisas de Deus», sem se deixarem coibir por respeitos humanos.
Urgente, para a juventude e não só, considerou o Prelado, é pedir o «dom do conselho» para acabar com tantas hesitações entre o bem e o mal porque é «absolutamente indispensável para uma vida correcta».