Música: «Terras Sem Sombra» 2014 começou com casa cheia

Diocese de Beja destaca «um momento musical único e irrepetível» no arranque da 10ª edição

Beja, 01 abr 2014 (Ecclesia) – O concerto de abertura da 10.ª edição do festival de música sacra “Terras sem Sombra”, organizado pela Diocese de Beja, teve lotação esgotada na igreja matriz de Almodôvar, com a obra ‘Um Requiem Alemão’, do compositor Johannes Brahms.

Numa nota enviada hoje à Agência ECCLESIA, a organização destaca “um momento musical único e irrepetível”, que contou com as vozes dos cantores líricos portugueses Raquel Alão e Luís Rodrigues e com a participação do coro do Teatro Nacional de São Carlos, que este ano assinala 70 anos de atividade.

“Apontado como uma súmula de quantas técnicas existem de combinação polifónica”, o Requiem fez “jus ao tema da edição 2014 do Terras Sem Sombra – a espiritualidade e as polifonias dos séculos XI a XX”, acrescenta a nota de imprensa.

Criado em 2003, o festival é uma iniciativa do Departamento do Património Histórico e Artístico (DPHA) da Diocese de Beja, que este ano assinala 30 anos de existência.

Coordenado por José António Falcão e com condução artística do maestro Paolo Pinamonti, o certame tem vindo a afirmar-se como um polo de desenvolvimento cultural e de dinamização do património histórico e religioso do Baixo Alentejo, procurando ao mesmo tempo contribuir para a defesa dos tesouros naturais da região.

Depois do espetáculo inicial, no último sábado, a organização levou o público e os músicos até à Ribeira do Vascão, para uma ação orientada para a conservação da fauna existente naquele “tesouro oculto da natureza”, em parceria com diversas entidades, como o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e a autarquia de Almodôvar.

“Em três grupos, os intervenientes exploraram o potencial ecológico e a complexidade dos ecossistemas existentes no Vascão, Zona Húmida de Importância Internacional”, relata o comunicado da Diocese de Beja.

Até 5 de julho, o festival vai passar ainda pelas regiões de Grândola, Santiago do Cacém, Beja, Castro Verde, Sines e Moura, com mais seis concertos com entrada livre.

No próximo dia 12 de abril, às 21h30, a igreja de Nossa Senhora da Assunção, em Grândola, vai receber uma atuação da companhia espanhola Nao d’Amores, que trará ao público “o Misterio del Cristo de los Gascones”.

De acordo com o DPHA, trata-se da “recriação de uma cerimónia litúrgica que se representava na igreja de São Justo, em Segóvia, nos tempos medievais, e para a qual se criou o Cristo de los Gascones, uma curiosa escultura romântica realizada em madeira policromada e com braços articulados, e que depressa se tornou uma das peças mais significativas do património românico espanhol”.

O festival Terras Sem Sombra conta com o patrocínio do presidente da República Portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top