Museu do Fado online

http://www.museudofado.pt

No domingo, o fado foi declarado pela UNESCO, património cultural imaterial da humanidade. Assim, esta semana sugerimos que efetue uma visita ao sítio virtual do museu do fado. Criado em setembro de 1998, este museu pretende celebrar o “valor excecional do Fado como símbolo identificador da cidade de Lisboa, o seu enraizamento profundo na tradição e história cultural do País”.

Ao digitarmos o endereço www.museudofado.pt encontramos um espaço bem projetado, onde se destacam, as principais notícias e uma ligação bastante especial para o sítio virtual da candidatura do fado ao galardão agora recebido.

Na opção “museu”, podemos perceber qual é a sua missão, quais foram os principais marcos históricos, obter aquelas informações sempre necessárias para programar uma visita e ainda saber mais acerca da exposição permanente. Parando um pouco nesta escolha, podemos realizar uma visita virtual à exposição permanente. Espaço que, através da possibilidade de visionamento de diversos vídeos, pretende efetuar “um tributo ao Fado e aos seus cultores, divulgando o seu historial a partir da Lisboa oitocentista”.

Caso pretenda saber um pouco mais sobre o fado, nomeadamente a sua história e quem são ou foram as personalidades com maior relevo deste género de expressão musical, basta clicar em fado. Aqui pode deter-se a estudar em detalhe todos os principais intérpretes, compositores e músicos, através de um extraordinário portfólio, onde para cada personagem pode saber a sua biografia, aceder a uma galeria de imagens e de multimédia, à sua discografia e ainda a outras informações complementares. Em programação, além de ficar informado sobre quais as exposições temáticas em curso, pode ainda acompanhar a calendarização dos diversos eventos que vão ocorrendo neste magnífico espaço museológico.

Outra área que merece toda a nossa atenção encontra-se no item “centro de documentação”. Especialmente se o seu objetivo passa por estudar esta arte performativa, oriunda dos bairros históricos de Lisboa, é aí nesse espaço que encontrará o registo do acervo bibliográfico, das publicações, dos cartazes, da discografia, das partituras e dos repertórios.

Por último, destacamos ainda o espaço escola museu e o serviço educativo, duas áreas que merecem certamente uma visita detalhada. E agora silêncio que se vai cantar o fado!

Fernando Cassola Marques

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top