Mundial 2014: Vaticano contra tráfico de pessoas

Iniciativa reúne várias congregações religiosas e centra-se nas cidades que acolhem os jogos do campeonato

Cidade do Vaticano, 20 mai 2014 (Ecclesia) – O Vaticano apresentou hoje a campanha contra o tráfico de pessoas que vai ser promovida por vários institutos religiosos durante a próxima edição do Campeonato de Mundo de Futebol, no Brasil.

A campanha da rede internacional ‘Talitha Kum’ tem como título ‘Jogue a favor da vida – denuncie o tráfico de pessoas’.

A conferência de imprensa foi aberta pelo cardeal brasileiro D. João Braz de Aviz, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

“Os religiosos e religiosas encontram-se empenhados com a sua missão em todo mundo, no meio de todas as formas de pobreza, e tocam com as próprias mãos a humilhação, o sofrimento, o tratamento desumano e degradante provocado a mulheres, homens e crianças por esta escravidão moderna”, declarou o responsável, após evocar vários pronunciamentos do Papa Francisco contra o tráfico de pessoas.

Responsáveis religiosos e políticos falaram da rede que no Brasil é constituída por aproximadamente 150 religiosos de diversas congregações.

A Conferência dos Religiosos do Brasil lançou esta iniciativa procurando “sensibilizar e informar a sociedade civil, em especial os grupos mais vulneráveis, sobre o tráfico de pessoas e a exploração sexual”, além de alertar sobre risco do crescimento do crime e outras formas de violações dos Direitos Humanos durante “megaeventos” como o Campeonato do Mundo de Futebol.

De acordo com a coordenadora da rede ‘Um Grito pela Vida’, irmã Eurides Alves de Oliveira, o propósito é criar “um clima de vigilância e de reação ao tráfico humano e à exploração sexual”.

“Queremos mostrar aos turistas e aos brasileiros que o Brasil se opõe radicalmente à exploração sexual e ao tráfico de pessoas. Existem leis e punições severas para os envolvidos”, reforçou.

A campanha usa as redes sociais para informar e sensibilizar a população sobre os riscos e para possibilitar a denúncia de casos de tráfico.

Todas as ações são divulgadas através do Facebook, em www.facebook.com/jogueafavordavida.

OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top