http://www.presepionacidade.org/
Porque já estamos a caminhar a passos largos para o Natal de Jesus, esta semana propomos uma visita ao sítio de um “projeto de leigos católicos que nasceu em Lisboa no ano 2000 – ano do Jubileu – com a intenção de celebrar em grande festa o Nascimento de Jesus, convidando a cidade a aproximar-se e a participar deste grande Acontecimento”.
Ao entrarmos neste espaço encontramos um ambiente eminentemente informativo com uma apresentação gráfica bem enquadrada e uma distribuição de conteúdos perfeitamente ajustada.
Dar a conhecer o Menino Jesus à Cidade, repor o verdadeiro sentido do Natal, juntar o maior número de pessoas na Via da Alegria, procurar que muitas grávidas recebam a bênção pela sua maternidade e ainda levantar os valores da Família e da Vida, são os objetivos que presidem a este projeto e que podem ser consultados na opção “presépio na cidade”.
Um dos momentos mais altos deste projeto é a “bênção das grávidas”. Esta é uma “bênção especial às grávidas e seus bebés, bem como às suas famílias, para que se sintam amadas e protegidas por Jesus Cristo e Sua Mãe Maria Santíssima, que também se encontra grávida de Seu Filho, por esta ocasião”. É nesta opção que nos podemos inscrever para participar nesta bênção.
No dia 20 de dezembro acontece a Via da Alegria que “é uma procissão pelas ruas de Lisboa, e que simboliza o caminho que a Sagrada Família fez até Belém, onde Maria deu à Luz, Jesus, o Salvador do Mundo”. Naturalmente que é também neste item que nos podemos inscrever para participar nesta procissão.
Caso pretenda conhecer ao detalhe toda a programação que foi delicadamente preparada para estar presente, pelo décimo quinto ano consecutivo, de 5 a 22 de Dezembro entre as 14 e as 19h, na Rua Garrett em Lisboa, basta que aceda a “agenda”.
Na opção “construção de presépios” fica a conhecer um pouco mais sobre a construção de figuras do Presépio, que tem “como objetivo fazer com que a sociedade participe para um Bem comum, e que é dar um pouco do nosso tempo, da nossa alegria, da nossa capacidade de “fazer”, aqueles que sofrem, que estão sós e que como todas as pessoas precisam e gostam de se sentir amados”.
Caso viva perto de Lisboa ou se for visitar a nossa capital neste Advento, porque não passar pela Rua Garret e assim participar num projeto que mostra o verdadeiro sentido do Natal num espaço público.
Fernando Cassola Marques