Multimédia: Leigos online

http://www.leigos.pt/

Celebrou-se na semana passada, entre 15 e 22 de maio, mais uma semana da vida. Esta semana já é comemorada desde 1994 sendo organizada pela Conferência Episcopal Portuguesa, através da Comissão Episcopal para o laicado e família. “Esta iniciativa vem na sequência do apelo lançado em 1991 pelo Papa João Paulo II, na Encíclica O Evangelho da Vida sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana, ao propor uma celebração que tenha por objetivo «suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida…» (EV 85).”

Assim esta semana a minha proposta passa por uma visita ao sítio da comissão episcopal responsável pela organização desta semana na qual está inserida a celebração do Dia Mundial da Família (15 de Maio).

Ao digitarmos o endereço www.leigos.pt encontramos um espaço eminentemente informativo, apresentando uma estrutura e ambiente tradicionais, não fugindo aos cânones habituais. Na página principal além do menu encontramos as últimas notícias inseridas e ainda algumas sugestões para outros sítios relacionados.

Ao clicarmos em comissão podemos ver quem são os elementos que a compõem e perceber que a sua finalidade passa pelo “acompanhamento das associações de fiéis na área do Apostolado dos Leigos (Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, Obras de Apostolado, etc.) e a promoção da Pastoral nas áreas da Família, da Juventude e do Ensino Superior”.

Em “família”, ficamos a perceber que esta área engloba a área da pastoral familiar e que é formada “por um grupo de pessoas com experiência de trabalho nas questões da Família”.

Na opção “juventude”, descobrimos que aí se enquadram as várias iniciativas no campo juvenil sendo coordenadas pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ).

Por último, em ensino superior, ficamos ainda a saber que esta comissão episcopal é também responsável pelo sector da pastoral do ensino superior integrando tanto os alunos bem como os seus docentes.

Tendo em conta que a semana da vida deve ser vivenciada ao longo de todo o ano aqui fica o desafio de acederem a este espaço. Porque para, além de consultarem os conteúdos apresentados, podem também ver os materiais relativos a esta semana que teve como mote “cuidar da vida: a Terra é a nossa casa”.

Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com

Partilhar:
Scroll to Top