A Igreja Católica celebra entre 9 e 16 de novembro a semana dos seminários sob o lema “Servidores da Alegria do Evangelho”. Assim imbuídos neste espírito esta semana propomos uma visita atenta ao sítio dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Esta congregação “foi fundada em 1878 em S. Quintino pelo Padre João Leão Dehon, que recebeu a graça e a missão de enriquecer a Igreja com um Instituto religioso apostólico que vivesse da sua inspiração evangélica”.
Ao digitarmos o endereço www.dehonianos.org entramos num espaço com um conjunto enorme de recursos e conteúdos muito bem produzidos.
Na opção “Leão Dehon” encontramos todas as informações relativas ao fundador que desde “adolescente quis ser sacerdote, contra a vontade do pai”. Aí pode ler a sua biografia, a sua ação, a sua fé, a sua atividade literária e ainda consultar os principais acontecimentos da sua vida, desde o nascimento em março de 1843, até à sua morte em agosto de 1925.
Caso pretenda conhecer aprofundadamente esta congregação que “tem a sua origem na experiência de fé do Padre Dehon” basta que clique em “congregação”. Desde a sua história, passando pelo governo-geral, pode também ficar a conhecer a espiritualidade e claro está a regra de vida, que é “o documento inspirador de toda a vida da Congregação e dos seus membros”.
São vários os locais por onde este instituto religioso se encontra espalhado. Em “comunidades” podemos descobrir os endereços e demais informações de cada centro, que estão distribuídos de norte a sul e de Roma à India, passando por Angola, Moçambique e Madagáscar.
No item “pastoral” somos informados sobre as várias ações que esta congregação vai realizando. Começando pela área da formação religiosa (colégios, seminários, institutos), passamos para a pastoral relacionada com os jovens (vocacional e juvenil), seguida da área do ensino (colégio e escola). Posteriormente encontramos a ação missionária (grupos missionários, e vários centros espalhados pelo mundo) e terminamos este item com a apresentação dos centros de espiritualidade (lisboa, açores e porto).
Por último somos presenteados pelo espaço que certamente tem mais visitas. Falamos naturalmente da área “liturgia”, pois é aqui que semanalmente nos é oferecida umas das mais interessantes e profunda análise às leituras de cada domingo e dia Santo, magistralmente produzida pelos padres Dehonianos.
Fica então lançado o repto para que a visita a este sítio seja regular pois, além dos vários conteúdos apresentados, voltamos a referir que o espaço de apoio e aprofundamento às leituras bíblicas de cada missa é extraordinário.
Fernando Cassola Marques
fernandocassola@gmail.com