Movimentos: Leigos escolhidos para direção dos Cenáculos de Oração Missionária

Maia, Porto, 05 fev 2015 (Ecclesia) – O movimento Cenáculos de Oração Missionária (COM) elegeu uma nova direção composta por leigos, pela primeira vez foi “desclericalizada”, na reunião da Coordenação Nacional realizada na Maia, Diocese do Porto.

Num comunicado enviado à Agência ECCLESIA, os COM informam que a nova coordenadora nacional, Liliane Vélia Mendonça, é catequista animadora do movimento na Paróquia de Guifões – Matosinhos, membro das coordenações diocesana e nacional e a nível profissional é psicóloga e investigadora da Dor.

Para a direção da Coordenação Nacional dos COM, que passou pela “primeira vez para os leigos”, foi ainda escolhido Alcides Martins, da Diocese de Viseu, e como assistente nacional o padre Claudino Gomes, da Diocese de Lisboa.

“Os Cenáculos de Oração Missionária são uma obra laical missionária e portanto compete aos leigos animá-la e coordená-la em colaboração com pessoas consagradas que integram o movimento”, acrescenta o comunicado sobre a reunião da Coordenação Nacional realizada no dia 31 de janeiro.

Os Cenáculos de Oração Missionária nasceram em Lombomeão – Vagos, na Diocese de Aveiro, em 1987.

O movimento começou a ser animado pelos Missionários Combonianos do Coração de Jesus e depois alargou-se aos quatro Institutos Combonianos e às Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus.

Os COM encontram-se em “diversas dioceses de Portugal” e em “alguns países” da Europa, África e América Latina, acrescentam.

CB

Partilhar:
Scroll to Top