Moita: «Tejo Limpo + vida» é o tema do terceiro colóquio Stella Maris

Moita, 01 dez 2023 (Ecclesia) – O Stella Maris (Apostolado do Mar) da Paróquia da Moita (Diocese de Setúbal) promove hoje o colóquio ‘Tejo Limpo + vida’, a partir das 15h30, no Salão paroquial de São José e com transmissão online.

“Este evento tem como objetivo consciencializar as populações locais para a necessidade premente de mudança de comportamentos perante os resíduos que produzimos e o impacto que têm na vida do estuário do Tejo, nas suas margens e na nossa Casa Comum”, explica o Stella Maris – Moita do Ribatejo, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.

Esta obra da Igreja Católica na Paróquia da Moita dedica o terceiro Colóquio Stella Maris ao tema ‘Tejo Limpo + vida’, e alerta para o “lixo marinho” que, presente em todos os rios, mares e zonas costeiras do mundo, “constitui uma ameaça para a saúde humana, para a vida selvagem e para os ecossistemas”.

“As atividades terrestres representam 80% das origens do lixo marinho, sendo a pesca, a navegação, o turismo e o saneamento os principais responsáveis por esta ameaça. Todos contribuímos para este flagelo e todos podemos ajudar a travá-lo, mudando comportamentos e optando por soluções responsáveis e sustentáveis”, desenvolve, indicando que este colóquio se destina à população em geral, às escolas, empresas e outras entidades, para que “coloquem entre as suas prioridades o ambiente e a sustentabilidade” da zona onde vivem ou trabalham.

O 3º colóquio do Stella Maris – Moita do Ribatejo, esta sexta-feira, 1 de dezembro, que vai ser transmitido na conta do ‘Portugal TV Regiões’, no Facebook, conta com diversos oradores, como frei Fabrizio Bordin, dos Frades Menores Conventuais, que vai falar sobre ‘Cuidar da Casa Comum’, e Francisco Ferreira, presidente da ong ‘ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável’, ‘Da recente exortação Laudate Deum à ameaça local das alterações climáticas’.

A partir do tema do encontro ‘Tejo Limpo + vida’, o biólogo Federico Carvalho, mestre em Ecologia e Gestão Ambiental, apresenta ‘Exóticos no Tejo – uma nova realidade’, o geólogo João Francisco Duarte, fala sobre ‘o caso do Moinho de Maré de Corroios’, ‘Por um Tejo vivo e livre’ reflete Paulo Constantino, da Organização ‘ProTEJO – Movimento pelo Tejo’, e Telma Costa, bióloga marinha e ilustradora científica, do oceano e do futuro.

Foto Agência Ecclesia/CB; Praia Fluvial do Rosário (Moita)

Do programa constam também, elementos do Stela Maris da Paróquia da Moita, a bióloga marinha Rute Isabel Cabecinhas, que vai alertar que ‘Há lixo e lixo no mar… Há lixo a ir e voltar!’, enquanto Zelia Paulo Silva apresenta o tema fotográfico ‘Desencantos e encantos de um rio (10) min’.

Este colóquio na Diocese de Setúbal realizar-se enquanto decorre a Conferência dos Estados Partes na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28) no Dubai, de 30 de novembro a 12 de dezembro.

CB

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top