Missões: Mundo plural exige novas respostas

Fátima, Santarém, 15 set 2012 (Ecclesia) – O diretor nacional das Obras Missionárias Pontifícias (OMP) disse hoje à ECCLESIA que as mudanças das últimas décadas exigem “respostas novas” por parte da Igreja Católica, também no campo do anúncio da fé cristã.

“Num mundo plural – do ponto de vista cultural, social, religioso – a Igreja tem de ter uma resposta diferente, através do diálogo, do estar com o outro”, sublinhou o padre António Lopes, durante as Jornadas Missionárias que decorrem em Fátima, sobre o tema ‘Vaticano II – 50 anos: Missão, Memória e Profecia’.

O sacerdote observa que através desse encontro é possível encontrar pontos de encontro com fiéis de outras religiões, aludindo à presença, nesta iniciativa, do arcebispo emérito de Argel, D. Henri Teissier, o qual abriu o programa de sábado com uma intervenção sobre ‘Missão e Profecia’.

O encontro, que decorre no Centro Paulo VI, incluiu a intervenção do presidente da Comissão Episcopal da Missão e Nova Evangelização, D. António Couto, bispo de Lamego, sobre o tema ‘A Alma da Missão’.

Segundo o diretor das OMP, o dever dos missionários é “avivar a chama” da fé em Jesus Cristo, também nos países de tradição cristã, apresentando-o como alguém “próximo”.

O padre António Lopes sublinhou, por outro lado, o caminho aberto no Concílio Vaticano II (1962-1965) para que todos se sintam envolvidos nesta missão.

“O cristão de hoje, quem se sente cristão a sério, sente que não pode ser senão missionário”, declarou.

Este responsável espera que os participantes nas jornadas “possa levar para o terreno esta vontade de testemunhar Jesus Cristo”.

Durante a tarde de hoje são apresentados quatro temas relacionados com a evangelização.

“Infância”, por Celina Machado, da instituição Infância Missionária de Pinheiro da Bemposta, “Juventude”, pelo padre Eduardo Novo, diretor do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, constituem os assuntos orientados por faixas etárias.

“Voluntariado”, com Ana Patrícia Fonseca, da Fundação Fé e Cooperação, e “Igreja Local”, pelo padre David Nogueira, diretor das Obras Missionárias Pontifícias da Diocese de Leiria-Fátima compõem os restantes ‘workshops’.

Os participantes nas Jornadas voltam a juntar-se para uma sessão em comum antes da missa, do jantar e do momento cultural que encerra o segundo dia.

O encontro termina no domingo com o almoço, após o terço e a missa no Santuário de Fátima.

PTE/RJM/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top