Iniciativa está inserida no Ano Missionário que a Igreja Católica em Portugal está a promover

Lisboa, 07 nov 2018 (Ecclesia) – A exposição missionária itinerante ‘Pelos Caminhos do Mundo’, promovida pelos Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG), vai estar aberta ao público entre 18 e 25 de novembro na Casa Diocesana de Vilar, no Porto.

Esta mostra, que começou por ser apresentada em Guimarães, tem como objetivo  “inquietar, provocar as comunidades cristãs”, em relação à questão da missão, num ano que a Igreja Católica está precisamente a dedicar a esta temática.

“Em Ano Missionário, os Institutos Missionários Ad Gentes sentiram a necessidade de mostrar que a diversidade é riqueza e que a diferença exige que abramos janelas no nosso coração para que entrem rajadas de vento que nos desestabilizem e arejem toda a casa, evitando que ela se torne bafienta”, realça o padre Adelino Ascenso, presidente dos IMAG.

Num comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA, aquele responsável destaca ainda a intenção de “animar e rejuvenescer as Igrejas pela missão”, com especial atenção aos mais jovens.

Através de 14 painéis temáticos – um dos quais alusivo a D. António Barroso, missionário e bispo do Porto, no centenário da sua morte – e 33 peças diferentes, dos cinco continentes, este projeto procura realçar “um Deus que faz caminho com as pessoas e que as envolve no seu projeto de vida para todos”.

Ao mesmo tempo quer favorecer o diálogo entre culturas e religiões, “hoje mais que nunca necessitadas de se conhecerem, dialogarem e unirem pela Paz e Ecologia”, aponta o padre Adelino Ascenso.

Esta mostra inclui ainda “um jogo interativo, onde se pode entrar concretamente na viagem da missão”.

A inauguração da esposição missionária ‘Pelos Caminhos do Mundo’, na Casa Diocesana de Vilar, no Porto, está marcada para as 15h00 do dia 18 de novembro, e contará com a presença de D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto.

Durante uma semana, esta mostra estará aberta diariamente entre as 9h00 e as 22h00, com a particularidade de ser promovida também uma animação missionária diária, entre as 20h30 e as 21h30.

JCP

Partilhar:
Share