Assembleia Geral dos ANIMAG 2020 refletiu sobre a carta «um rosto missionário da Igreja em Portugal»
Lisboa, 05 nov 2020 (Ecclesia) – Os Institutos Missionários Ad Gentes (IMAG) organizam esta quinta-feira, a conferência «A falta que um rosto faz…», onde se juntam testemunhos de missão, conforme comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
“A intenção é colocar os rostos em frente uns dos outros, em partilha missionária, dando o seu contributo para a reflexão. O programa será estruturado em trabalho de grupos e plenário, onde serão apresentados alguns pontos concretos pertinentes para a «imaginação do possível» nestes tempos de pandemia”, apresenta um comunicado enviado à Agência ECCLESIA, pelos IMAG e pelos animadores dos IMAG.
Também a Assembleia Geral dos ANIMAG 2020 – incluindo os IMAG, as OMP e a FEC aconteceu online, no passado dia 03 de novembro, com um tempo de formação por ocasião do décimo aniversário da publicação da Carta Pastoral da CEP “Como eu vos fiz, fazei vós também”: para um rosto missionário da Igreja em Portugal.
A sessão de formação, a cargo de D. António Couto, bispo de Lamego e Delegado da Conferência Episcopal Portuguesa para as Relações Bispos/Vida Consagrada, levou a olhar a missão e seus rostos e desafios.
“A missão deve ser a alma de tudo o que fazemos, o seu horizonte permanente e o seu paradigma por excelência. Impõe-se uma profunda renovação interior e de estruturas pastorais”, lê-se em nota enviada à Agência ECCLESIA.
Do comunicado destaca-se ainda a necessidade de “uma pastoral integrada, mais do que sectorial” e o desafio de uma “avalanche, uma torrente que atravesse milhares de corações e semeie lá a semente do Evangelho”.
SN