Missionários da Consolata dedicam calendário ao Ano Europeu do Voluntariado

Lisboa, 11 Jan (Ecclesia) – Os Missionários da Consolata vão associar-se ao Ano Europeu do Voluntariado através da publicação de um calendário meditado.

O conjunto de reflexões, que já podem ser reservadas através do site oficial da congregação, “não pretendem esgotar o tema mas iluminá-lo, a partir da fé cristã” realça o padre Ramón Cazallas, missionário da Consolata, em declarações ao site Fátima Jovem.

O sacerdote define o voluntariado como “um sinal positivo das nossas sociedades”, chamando “comunidades, grupos pastorais, movimentos ou vizinhos da mesma rua para reflectirem sobre o tema”.

Imbuída no espírito do Ano Europeu para o Voluntariado, a congregação religiosa pretende contribuir para uma cidadania activa, e assim “avançar na erradicação destes problemas que, às vezes, estão bem perto de nós” conclui o padre Ramón Cazallas.   

Citações retiradas da Bíblia e testemunhos de diversos Papas da Igreja Católica, enquadrados na temática da missão voluntária da Igreja, são algumas das mais-valias que os fiéis vão poder retirar do novo calendário missionário.

O Ano Europeu do Voluntariado foi instituído a 27 de Novembro de 2009 pelo Conselho de Ministros da União Europeia.

Em Portugal, a iniciativa começa a 3 de Fevereiro em Lisboa, com “a volta do Voluntariado”. Trata-se de uma feira que vai possibilitar o encontro das pessoas com as diversas entidades que trabalham no sector.

JCP

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top