Missão: Portuguesa faz voluntariado com Índios Guarani na Argentina

Fátima Ribeiro colabora com as Missionárias Verbitas no nordeste do país

Lisboa, 24 jul 2017 (Ecclesia) – A voluntária portuguesa Fátima Ribeiro está numa missão com os Índios Guarani, até 30 de agosto, em Missiones, na Argentina, a ajudar as Missionárias Verbitas no nordeste do país da América do Sul.

“Os Guarani são pessoas extraordinárias com um grande coração, um povo trabalhador e com uma vontade fantástica de aprender”, assinala Fátima Ribeiro, que viajou a 30 de junho e cada dia tem sido “uma descoberta nova e dinâmica”.

Na informação enviada à Agência ECCLESIA, a voluntária explica que já realizou várias ações em Angola, onde conheceu a religiosa argentina Verbita Estela Silva que a convidou para a missão com Índios Guarani, iniciada a 30 de junho.

Segundo Fátima Ribeiro, o objetivo da missão com os índios na Argentina é “promover a formação educativa” e garantir vários cuidados para “aumentar a qualidade de vida deste povo”.

“Nestas três semanas estive na aldeia todos os dias, fui acompanhando muito do trabalho destas famílias que muito sofrem. Foram dias de ter que me sentar e ser apresentada ao chefe da aldeia para permitir ou não a minha presença”, desenvolve a voluntária na página da rede social Facebook onde relata a missão.

Para Fátima Ribeiro ter sido aceite na aldeia Guarani foi “um momento único”, que nunca vai esquecer, e a vivência com os índios todos os dias “tem sido uma grande lição de vida”, porque é “um povo extraordinário” que “consegue sobreviver” com pouco.

Na página ‘Uma missão em Guarani’, a voluntária considera que a “sustentabilidade” da tribo passa pela “educação” que já está a ser feita e acredita que “agora” é necessário “o acompanhamento diário de cada aldeia Guarani com tutores sociais”, onde pode ser dada formação em “economia doméstica, higiene, cozinha, agricultura”, entre outros.

“Aquilo que deixo nestas poucas semanas é muito pouco, mas sinto que estive de corpo e alma, por completo. Levo no coração os sorrisos destas crianças Guarani, as brincadeiras dos mais jovens, que iam corrigindo o meu espanhol. A timidez das mulheres”, desenvolve a leiga missionária, licenciada em Comunicação Social.

A voluntária Fátima Ribeiro é membro do Grupo ‘Diálogos’, núcleo de Guimarães, e cocoordenadora do Grupo ‘Dividir para Amar Jovens Voluntários’ de São Martinho em Fafe, na Arquidiocese de Braga.

CB/OC

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top